Notícias
Equipe técnica comemora o sucesso da missão Amazonia-1
Equipe reunida no Centro de Controle de Satélites do INPE
Especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) acompanharam nesta sexta-feira (28/02), às 9h30, a trajetória do Amazonia-1 sobre o país. Há quatro anos, o satélite realizou as primeiras passagens pelo Brasil e iniciou sua missão para o monitoramento dos biomas, da agricultura, reservatórios de água, desastres ambientais, entre outras aplicações.
A operação é realizada no Centro de Controle de Satélites do INPE, em São José dos Campos (SP), onde a equipe técnica do Amazonia-1 se reuniu para comemorar os quatro anos de sucesso do primeiro satélite totalmente nacional destinado à observação da Terra. O Amazônia foi lançado no dia 28 de fevereiro de 2021 a partir do Satish Dhawan Space Centre (SHAR), em Sriharikota, na Índia.
“O Amazonia-1 é um projeto de enormes desafios que foram sendo superados graças ao conhecimento e dedicação de centenas de pessoas em diversas instituições, no INPE, na AEB (Agência Espacial Brasileira), no MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e na indústria. Desafios de diferentes áreas do conhecimento, inclusive de gestão, e hoje podemos dizer que deixamos um legado de sucesso. Agradecemos a todos que colaboraram na missão durante esses quatro anos”, declarou Adenilson Roberto da Silva, coordenador-geral de Engenharia, Tecnologia e Ciências Espaciais do INPE.

- Equipe reunida no Centro de Controle de Satélites do INPE