Notícias
Curso Internacional de Previsão de Tempo reúne representantes de 15 países no INPE em Cachoeira Paulista
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), por meio do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), em parceria com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), realiza, entre os dias 17 e 28 de novembro, em Cachoeira Paulista (SP), a etapa presencial do “Curso de treinamento da OMM sobre previsão do tempo para centros meteorológicos regionais” (WMO Training Course on Weather Forecasting – and beyond – for Regional Meteorological Centers). O encontro reúne previsores de tempo de 15 países das Américas.
A atividade presencial marca a segunda fase do curso, que teve início em 2024 com uma etapa remota (virtual) de nove semanas. Ao longo de duas semanas intensivas, os participantes irão receber capacitação em ferramentas operacionais de previsão numérica, análise de incertezas, estudos de caso e uso do sistema de modelagem MONAN. O MONAN é o novo sistema comunitário e unificado de modelagem do Sistema Terrestre, cujo desenvolvimento é liderado pelo INPE e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em cooperação com instituições nacionais e internacionais.
A edição presencial do curso também tem como objetivo fortalecer os serviços meteorológicos nacionais no uso do modelo MONAN. O avanço na implementação e operacionalização do sistema busca aprimorar a qualidade das previsões de tempo, clima e qualidade do ar no Brasil, na América do Sul e no Caribe, especialmente diante do aumento da ocorrência de eventos extremos.
Participam do treinamento especialistas da Argentina (SMN), Bolívia (NAABOL), Brasil (INMET), Chile (METEOCHILE), Colômbia (IDEAM), Cuba (INSMET), Costa Rica (IMN), El Salvador (MARN), Equador (INAMHI), México (SMN), Panamá (IMHPA), Paraguai (DINAC), Peru (SENAMHI), República Dominicana (ONAMET) e Uruguai (INUMET).
A iniciativa reforça o papel do INPE na promoção de capacitação avançada em meteorologia e consolida a cooperação internacional para o aprimoramento das previsões na região. Ao oferecer uma plataforma comum de modelagem, o MONAN contribui para a modernização da previsão numérica e para o fortalecimento dos sistemas nacionais de alerta, aumentando a capacidade de resposta dos países latino-americanos a eventos meteorológicos extremos.