Notícias
Dados de satélite vão gerar os primeiros mapas globais da biomassa florestal, para estudos sobre mudanças climáticas e gestão sustentável
Brasil e ESA unem forças em evento pioneiro sobre a Missão Biomass
De 30 de setembro a 2 de outubro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) foi palco de um marco para a ciência e a cooperação internacional: o primeiro evento nacional dedicado à Missão Biomass da Agência Espacial Europeia (ESA). O encontro foi realizado nas instalações do INPE em Belém (PA), reunindo cerca de 80 especialistas de diversas regiões do Brasil e de países como Bélgica, Portugal, França e Chile.
Os debates abordaram o satélite Biomass da ESA, lançado em abril de 2025. Equipado com o primeiro radar de abertura sintética (SAR) em banda P no espaço, o satélite tem a missão de medir a estrutura florestal e apoiar análises de biomassa e estoques de carbono das florestas.
Durante seus 5 anos de operação, a missão Biomass gerará os primeiros mapas globais detalhados da biomassa florestal, uma ferramenta crucial para combater as mudanças climáticas e promover a gestão sustentável dos ecossistemas.
O evento é resultado da parceria entre a Agência Espacial Europeia (ESA) e o Brasil, representado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e o INPE, com os seguintes objetivos:
- Fomentar a cooperação entre o Brasil e a ESA na área de observação da Terra.
- Capacitar pesquisadores e usuários brasileiros sobre o potencial dos dados da missão.
- Promover o uso e as aplicações das informações geradas pelo Biomass.
- Explorar sinergias com outros sistemas, como o programa CBERS, parceria sino-brasileira na área de satélites.
O encontro contou com um amplo espectro de participantes, incluindo instituições como EMBRAPA, IBAMA, IBGE, IMAZON, MPEG, Visiona e o Regional Center Copernicus LAC Chile, entre outras. Também teve o apoio da Coordenação Espacial da Amazônia (INPE Amazônia), Fundação Guamá, SELPER e PCT Guamá, demonstrando um esforço coletivo para integrar o Brasil na vanguarda do monitoramento florestal global.