Processo de Seleção de Bolsa PMM-023
PROJETO "APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PARA MISSÕES ESPACIAIS UTILIZANDO PLATAFORMAS MULTIMISSÃO, SUAS CARGAS ÚTEIS E TECNOLOGIAS CORRELATAS DESENVOLVIDAS PELO INPE"
- OBJETIVO DA BOLSA
Capacitar profissionais da área de Controle de Atitude e Órbita, engajados nos testes, ambiente de testes e simulação para o subsistema de controle de atitude e órbita (AOCS) dos satélites que utilizam a PMM.
- CARACTERÍSTICAS DA BOLSA
|
Tipo e Nível da Bolsa |
DTC-A |
|
Período da bolsa |
01/02/2026 a 31/12/2026 (11 meses) |
|
Prazo da bolsa |
Prorrogável durante a vigência do projeto |
|
Data da Solicitação |
5/11/2025 |
- QUALIFICAÇÃO ESPERADA PARA O BOLSISTA
- Formação em Engenharia, Ciências da Computação ou áreas correlatas.
- Possuir formação e experiência anterior mínima compatíveis com o exigido pela bolsa DTC-A do CNPq (para maiores informações, consulte http://www.cnpq.br/web/guest/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/21399586).
- Experiência em projetos de P&D no setor aeroespacial e defesa ou experiência em grandes projetos de sistemas de controle.
- Conhecimento da linguagem de programação C/C++ para dispositivos embarcados.
- Conhecimento da linguagem de programação Julia.
- Conhecimento da ferramenta Git para controle de versão de softwares.
- Conhecimento sobre sistemas de controle de atitude e órbita em satélites estabilizados em três eixos.
- Conhecimento sobre dinâmica orbital e modelagem do ambiente espacial para simulações de satélites.
- Bom conhecimento do idioma inglês, para leitura e escrita de documentação técnica.
- RESUMO DO PLANO DE TRABALHO
O bolsista prestará, em modalidade presencial, suporte nas diversas análises relacionadas com o projeto, desenvolvimento, sintonia, adequação e operação dos subsistemas de controle de atitude e órbita (AOCS) para a PMM. Ele também auxiliará na especificação, execução e documentação de testes relacionados com esse subsistema.
- ATIVIDADES DO PLANO DE TRABALHO
a. Familiarização com o ambiente de desenvolvimento utilizado pelo INPE no projeto dos subsistemas de controle de atitude e órbita (AOCS).
b. Familiarização com os atuais projetos de satélites que utilizam a PMM como plataforma: Amazonia 1B e CBERS 06.
c. Familiarização com o ambiente de desenvolvimento em solo do AOCS no contexto da missão Amazonia 1B.
d. Concepção, planejamento, elaboração, preparação, execução e registro de testes relacionados ao AOCS dos satélites que utilizam a PMM.
e. Participação na execução de testes relacionados com o AOCS para os satélites que utilizam a PMM.
f. Participação na preparação e execução de testes de interface do AOCS com outros equipamentos e subsistemas.
g. Participação no desenvolvimento do novo software do AOCS a ser utilizado no CBERS 06, incluindo modelagem do ambiente espacial no ambiente de simulação, codificação do software embarcado, criação de testes de validação nos diversos níveis do desenvolvimento e implementação das imagens no computador de bordo para o processo de verificação e validação com hardware na malha.
h. Apoio a outras atividades correlatas no âmbito da Arquitetura de Missão e do Subsistema de Controle de Atitude e Órbita.
- PROCESSO DE SELEÇÃO
Os interessados devem enviar, por e-mail, o endereço eletrônico de acesso ao currículo Lattes (https://lattes.cnpq.br), para o endereço: selecao.bolsa-espacial@inpe.br mencionando no campo assunto da mensagem "BOLSA PMM-023". Os currículos devem ser enviados até o dia 23/01/2026, às 18h.
Serão selecionados todos os currículos que atenderem aos critérios estabelecidos no ITEM 3 (Qualificação Esperada para o Bolsista). Estes currículos serão considerados "Currículos Válidos".
Os Currículos Válidos serão avaliados por uma banca examinadora composta por, no mínimo, dois servidores da área técnica do INPE que farão as análises e o ranqueamento conforme ITEM 3.
Os candidatos melhores ranqueados serão entrevistados para esclarecimentos, na qual deverão comprovar as competências descritas no currículo Lattes.
As entrevistas individuais serão realizadas no dia 27/01/2026 de forma remota utilizando a ferramenta Google Meet.