Processo de Seleção de Bolsa PMM-010
1. OBJETIVO DA BOLSA
Capacitar profissional da área de Tecnologia da Geoinformação, engajados no desenvolvimento do sistema de processamento para a câmera MUX do satélite Amazonia-1B, baseado na Plataforma Multimissão - PMM.
2. CARACTERÍSTICAS DA BOLSA
|
Tipo e Nível da Bolsa |
DTC-A |
|
Período e prazo da bolsa |
Junho/2025 a Dez/2025 |
| Data da Solicitação |
08/05/2025 |
3. QUALIFICAÇÃO ESPERADA PARA O BOLSISTA
Para ser considerado apto o candidato deverá, através de um ou mais atestados, demonstrar cumprir os seguintes requisitos obrigatórios:
- Ter concluído curso de Graduação em: Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica ou áreas correlatas.
- Ter concluído curso de Mestrado em: Computação Aplicada, Engenharia Elétrica, ou áreas correlatas
- Ter experiência comprovada de, pelo menos, 10 anos na área de desenvolvimento e programação de sistemas.
São consideradas qualificações desejáveis:
- Conhecimento em processamento digital de imagens de satélites.
- Conhecimento em cartografia por satélite.
- Conhecimento em correção geométrica de imagens a partir de modelos fotogramétricos orbitais (efemérides e atitude do satélite; alinhamento e parâmetros óticos de câmeras).
- Conhecimento em correção radiométrica de imagens óticas de sensoriamento remoto.
- Experiência em desenvolvimento de código em Python, C++, Perl, Fortran e Bash para sistema operacional Linux.
- Experiência no desenvolvimento de sistemas que utilizem bancos de dados MySQL.
- Experiência em uso das ferramentas e frameworks GitLab, Git para gerência e controle de código.
4. RESUMO DO PLANO DE TRABALHO
O Segmento Aplicação das missões de Observação da Terra do INPE é responsável pelo armazenamento, processamento, publicação e distribuição dos produtos gerados e também pela avaliação contínua da qualidade dos dados transmitidos pelos satélites.
O Segmento Aplicação adotou como solução tecnológica institucional, desde o satélite CBERS-2, um sistema de software complexo que permite a gravação, o processamento, o arquivamento e a distribuição das imagens geradas para a comunidade de usuários.
Tal sistema vem sendo construído com o suporte da indústria nacional para atender a diversos satélites de observação da Terra operados ou utilizados pelo instituto, o que inclui os satélites das séries CBERS e Amazonia.
O objetivo da bolsa é a seleção e capacitação de bolsista para auxiliar o INPE na atualização do sistema de software mencionado anteriormente, de forma a portá-lo para um sistema operacional moderno e auxiliar na especificação de requisitos que vai orientar o trabalho de desenvolvimento necessário para a geração dos produtos da câmera MUX do satélite Amazonia-1B. Esse trabalho de porte para um novo sistema operacional exigirá grande esforço de testes unitários e funcionais para garantir que a nova versão do sistema seja robusta e estável.
O detalhamento das atividades é descrito a seguir.
5. ATIVIDADES DO PLANO DE TRABALHO
As atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista são:
- Portar o sistema de software para um sistema operacional atualizado
O sistema de sofware do INPE foi concebido para ser executado no sistema operacional CentOS 6.10, para o qual já não é mais oferecido suporte do fornecedor. Isso inviabiliza novas instalações e atualizações do sistema.
Neste contexto, o bolsista deverá auxiliar no processo de atualização de todos os módulos do sistema de software do INPE de forma a possibilitar sua compilação no sistema operacional Ubuntu 24.04-LTS escolhido pela equipe do INPE. Bibliotecas de terceiros que sejam nativas do novo sistema operacional deverão ser utilizadas, sempre que possível. Quando não possível, bibliotecas de terceiros legadas também deverão ter seu código atualizado para funcionar adequadamente no novo sistema operacional.
- Atualizar a infraestrutura de testes do sistema de software.
Cada módulo presente no sistema do INPE acompanha um conjunto de testes unitários. De forma análoga ao item anterior, o bolsista deverá auxiliar no processo de atualização de todos os testes unitários dos módulos e, dessa forma, garantir sua compilação e correta execução no novo sistema operacional.
- Elaborar a versão inicial das especificações de requisitos para a implementação dos novos módulos do sistema de software do INPE, para o processamento das imagens da câmera MUX do satélite Amazonia-1B.
O sistema de sofware do INPE é organizado em módulos. Cada módulo contém o suporte para determinado satélite e suas câmeras. É necessária a atualização do módulo que contém as funcionalidades para o satélite Amazonia-1, de forma a acomodar as funcionalidades necessárias para o satélite Amazonia-1B.
- Atualização da documentação
O bolsista deverá auxiliar na atualização da documentação do sistema de software do INPE para contemplar quaisquer novas informações referentes ao satélite Amazônia-1B, dentre elas: especificações, ferramentas, bibliotecas, parâmetros de configuração, documentação de código, etc.
6. PROCESSO DE SELEÇÃO
Os interessados devem enviar, por e-mail, o endereço eletrônico de acesso ao seu currículo Lattes, para o endereço: seleção.bolsa-espacial@inpe.br mencionando no campo assunto da mensagem "BOLSA PMM-010". Os currículos devem ser enviados até o dia 28/05/2025 às 18h.
Serão selecionados todos os currículos que atenderem aos critérios estabelecidos no ITEM 3 (Qualificação Esperada para o Bolsista). Esses currículos serão considerados "Currículos Aceitos".
Os Currículos Aceitos serão avaliados por uma banca examinadora composta por, no mínimo, dois servidores da área técnica do INPE que farão as análises e a classificação, conforme o ITEM 3.
Os candidatos com maior pontuação serão entrevistados, ocasião na qual deverão comprovar as competências descritas no currículo Lattes.
As entrevistas individuais serão realizadas no dia 30/05/2025 de forma remota utilizando a plataforma Google Meet.