Apoio ao desenvolvimento do instrumento astronômico SPARC4
1. OBJETIVO DA BOLSA
Desenvolvimento de instrumentação astronômica para a região óptica do espectro eletromagnético.
2. CARACTERÍSTICAS DA BOLSA
Tipo e Nível da Bolsa
DTC-B - R$ 7.800,00
Período e prazo da bolsa
abr/2025 a dez/2025 (9 meses)
Data da Solicitação
14/02/2025
3. QUALIFICAÇÃO ESPERADA PARA O BOLSISTA
Mestre ou doutor em astronomia, astrofísica ou física com experiência mínima de 1 ano (doutor) ou 4 anos (mestre) em instrumentação astronômica na região óptica do espectro eletromagnético. Será dada preferência para profissionais com experiência em imageamento e polarimetria óptica.
4. RESUMO DO PLANO DE TRABALHO
O bolsista prestará suporte às atividades relacionadas ao aprimoramento do instrumento SPARC4, conforme detalhado no item a seguir.
5. ATIVIDADES DO PLANO DE TRABALHO
- Atualização e manutenção do software de controle dos detetores científicos do instrumento SPARC4.
- Gerenciamento dos softwares de controle associados ao instrumento SPARC4.
- Participação no desenvolvimento de um sistema para diminuição do tempo efetivo do posicionamento dos elementos ópticos utilizados no modo polarimétrico.
- Participação no desenvolvimento de um sistema de posicionamento contínuo da lâmina retardadora do módulo polarimétrico.
- Realização de simulações dos modos fotométricos e polarimétricos do instrumento com o objetivo de caracterizar efeitos instrumentais e propor correções instrumentais ou numéricas.
6. PROCESSO DE SELEÇÃO
Os interessados devem enviar para o e-mail: secretaria-diast@inpe.br:
- o endereço eletrônico de acesso ao seu currículo Lattes (https://lattes.cnpq.br);
- um texto não maior que 1 página (300 palavras) apresentando seu interesse e competência para a vaga.
O e-mail deve mencionar no campo assunto da mensagem "BOLSA DIAST/2025/001". Os currículos devem ser enviados até o dia 09/03/2025.
Serão selecionados todos os currículos que atenderem aos critérios estabelecidos no ITEM 3 (Qualificação Esperada para o Bolsista). Estes currículos serão considerados "Currículos Válidos".
Os Currículos Válidos serão avaliados por uma banca examinadora composta por, no mínimo, dois servidores da Divisão de Astrofísica do INPE que farão as análises e o ranqueamento conforme ITEM 3.
A banca examinadora poderá solicitar entrevistas online para esclarecimentos referentes à candidatura, caso julgue necessário.