Anúncio de Oportunidades INPE - CONAB
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), desenvolve iniciativas estratégicas de grande relevância nacional, voltadas ao fortalecimento das capacidades brasileiras de monitoramento agrícola com base em dados de sensoriamento remoto e informações ambientais. Essas iniciativas têm dois objetivos: i) o desenvolvimento de uma plataforma web interativa, capaz de integrar, em um único ambiente, dados geoespaciais provenientes de diferentes satélites, bem como indicadores agroclimáticos e; ii) realizar o mapeamento de cultivos agrícolas.
O primeiro objetivo desenvolverá uma plataforma web que permitirá análises ágeis, consistentes e acessíveis sobre o andamento das safras brasileiras. O segundo permitirá estimativas mais apuradas da área cultivada. Assim, ambos estão contribuindo para a modernização das ferramentas de acompanhamento e análise da safra agrícola, ampliando a capacidade nacional de transformar dados de satélite em informação útil para a sociedade.
Nesse contexto, o INPE está constituindo um banco de currículos e portfólios, com vistas ao preenchimento de oportunidades que poderão surgir ao longo dos próximos 24 (vinte quatro) meses, para atuação nas seguintes áreas do conhecimento:
- Perfil 1: Ciência da Computação, Tecnologia da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e áreas afins;
- Perfil 2: Sensoriamento Remoto, Agronomia, Agrometeorologia, Meteorologia, Geociências, Geografia e áreas afins;
As oportunidades serão remuneradas com bolsas do CNPQ, categorias DTI e DTC para profissionais de nível superior ou técnicos com experiência mínima comprovada de 2 anos em atividades de desenvolvimento de software, bem como em atividades de processamento, análise e tratamento de dados geoespaciais. Adicionalmente, serão disponibilizadas bolsas do tipo ITC (Iniciação Tecnológica e Industrial) para estudantes de nível superior nas áreas de tecnologia da informação e comunicação.
Os valores das bolsas poderão variar de R$ 875,00 (oitocentos e setenta e cinco reais) a R$ 10.400,00 (dez mil e quatrocentos reais), de acordo com a experiência e titulação devidamente comprovadas pelos candidatos. Para isso, será observado o alinhamento com as áreas de interesse requeridas por cada projeto em particular e a classificação na tabela CNPq (link).
Para candidatos de nível superior e técnico, a dedicação semanal às atividades do projeto será de 40 (quarenta) horas. Para estudantes de graduação, a dedicação semanal será de até 20 (vinte) horas.
Abaixo listamos algumas características desejadas para os perfis. Não é necessário que o(a) candidato(a) atenda a todos os requisitos apresentados. Candidatos que possuam experiência ou conhecimento em parte das competências listadas são igualmente incentivados a submeter seu currículo para avaliação.
Características desejadas e diferenciais:
Ambos os perfis:
- Participação em programas de iniciação científica, mestrado ou doutorado.
- Publicação de resultados de trabalhos em eventos técnico-científicos e periódicos especializados;
- Inglês técnico;
Perfil 1:
- Experiência comprovada em configuração e administração de sistemas operacionais Linux;
- Experiência com linguagens de programação Python, TypeScript e JavaScript.
- Experiência com pipelines CI/CD e infraestrutura como código (IaC);
- Experiência com testes automatizados e processos de code review;
- Familiaridade com sistemas de controle de versão, especialmente Git;
- Experiência com boas práticas DevOps;
- Experiência/noções sobre implantação de sistemas em ambientes com virtualização e containers.
- Experiência com Bancos de Dados tais como PostgreSQL, PostGIS e MongoDB.
Perfil 2:
- Experiência comprovada em processamento digital de imagens, classificação automática e análise de séries temporais;
- Experiência em sensoriamento remoto e Sistemas de Informação Geográfica (SIG/GIS), principalmente software livre como QGIS;
- Experiência comprovada em agrometeorologia, monitoramento agroclimático, balanço hídrico e modelagem de produtividade;
- Conhecimento em linguagens de programação Python e R para automação, manipulação e análise de grande volume de dados (Big Data);
- Experiência na utilização de programas, bibliotecas e pacotes associados ao domínio das ciências atmosféricas e geoinformática;
- Conhecimento de fenologia das culturas, manejo e práticas agrícolas;
Os interessados em fazer parte do banco de currículos devem enviar as seguintes informações para o e-mail agrirs@inpe.br com o assunto Oportunidades INPE - CONAB:- Perfil 1 ou Perfil 2:
- Curriculum Lattes, atualizado nos últimos 3 meses, impresso na sua versão completa em formato PDF.
- Email e Telefone(s) de contato.
- Termo de consentimento, assinado via SouGov, autorizando o armazenamento de dados pessoais pelo período de até 5 (cinco) anos, exclusivamente para fins de participação em processos seletivos e eventual acompanhamento de projetos, em conformidade com a legislação vigente.