Sobre o Programa
O programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais (PGETE) objetiva promover a formação de pessoal especializado em conhecimentos, técnicas e tecnologias referentes ao ciclo de vida de sistemas espaciais. A área de engenharia espacial do INPE provê a liderança essencial à execução do ciclo de vida completo de sistemas espaciais, o qual, de forma sintética, contempla a definição, arquitetura, projeto, fabricação, integração, verificação, operação e descarte de um sistema. Ao longo de quatro décadas, o INPE desenvolveu ou participou do desenvolvimento de mais de uma dezena de sistemas espaciais, todos envolvendo o lançamento de satélite projetado e integrado, total ou parcialmente, em suas instalações. O quadro INPE - Satélites lançados ao espaço no âmbito do Programa Nacional de Atividades Espaciais 1993 - 2025 apresenta uma síntese das missões desenvolvidas com a participação do INPE. O programa de pós-graduação foca a formação em áreas essenciais ao desenvolvimento e à operação de sistemas espaciais, notadamente a engenharia de sistemas, a gestão da qualidade, a gestão de projetos e os conhecimentos e tecnologias relativos a subsistemas de plataformas orbitais, novos materiais e sensores para a aplicação espacial e sistemas de solo.
Enquanto conhecimentos em engenharia de sistemas são fundamentais para a concepção, definição de requisitos, projeto, fabricação e verificação de um sistema espacial, demandado para suprir uma necessidade, conhecimentos em gestão da qualidade são necessários para garantir que o sistema concebido seja projetado, fabricado e integrado conforme os requisitos estabelecidos. Conhecimentos em gestão de projeto, por sua vez, são necessários à estruturação e organização do empreendimento de conceber, desenvolver, operar e descartar um sistema. Finalmente, conhecimentos e tecnologias de subsistemas de plataformas orbitais e sistemas de solo são básicos para o projeto, fabricação e operação de sistemas espaciais. Referentemente a estes conhecimentos, o programa oferece a formação científica em disciplinas críticas, tais como propulsão, mecânica orbital e controle de atitude e órbita, controle térmico, estruturas mecânicas, telecomunicações, novos materiais e sensores, tecnologias em sensores de imageamento, entre outras. Conhecimentos referentes a operações de satélites, gerenciamento de sistemas em órbita e padrões correlatos, adotados no setor espacial, são, igualmente, objeto do programa.
A interdisciplinaridade, envolvendo engenharia de sistemas, gestão da qualidade, gestão de projetos e conhecimento especializado em plataformas orbitais e sistemas de solo, constitui-se, assim, no ponto central do programa, sendo essencial para a formação de profissionais com os conhecimentos necessários à atuação em projetos e operação de sistemas espaciais. As três áreas de concentração em que o programa se desdobra – Sistemas Espaciais e Tecnologias Associadas (SET), Ciência e Tecnologia de Materiais e Sensores (CMS) e Engenharia de Sistemas, Qualidade e Gerenciamento de Sistemas Espaciais (SQG) – focam as especializações acima definidas, organizando e orientando a produção de conhecimentos e a formação de profissionais.
O programa enfatiza, também, a promoção de oportunidades de aprendizagem prática aos alunos. Possibilita que discentes tenham contato próximo com experimentos científicos e tecnológicos a serem embarcados em satélites. Igualmente, possibilita o acesso a modelos de ensaio e provas de conceito, através do contato com laboratórios especializados do INPE, estimulando a formação prática e a absorção de conhecimentos.
O programa contribui para a formação de recursos humanos especializados para atender a demandas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), institutos do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), empresas ligadas ao setor aeroespacial nacional, bem como universidades e outras organizações.
O INPE é organizado em várias unidades, distribuídas nas regiões sul, sudeste, centro-oeste, nordeste e norte. O programa de Pós-graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais tem seu espaço de atuação centrado na sede, localizada em São José dos Campos, SP, e na unidade de Cachoeira Paulista, SP.