Responsáveis
Cláudia Maria de Almeida

Cláudia Maria de Almeida tem atuado como pesquisadora da Divisão de Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais desde 2004. Atualmente, é Pesquisador Titular III e coordena o Grupo de Estudos Urbanos (GEU). Foi Professora Credenciada da USP (POLI e FFLCH), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Campus de Rio Claro) e da Universidade Federal de Santa Maria (RS), além de ter colaborado nos Programas de Pós-Graduação em Computação Aplicada e Ciência do Sistema Terrestre do INPE. Atualmente, é Professora Credenciada da Universidad Agraria La Molina (Peru). Atua como líder do Grupo CNPq Lattes de Pesquisa em Sistemas e Métodos para Planejamento e Gestão Territorial e é membro do Grupo CNPq Lattes de Pesquisa do Laboratório de Visão Computacional da PUC-RJ.
Lattes: Claudia Maria de Almeida
|
Hermann Johann Heinrich Kux

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1970) e doutorado em Geologia - Universität Freiburg (1976). Atualmente é pesquisador titular III do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: sensoriamento remoto, classificação orientada a objeto, uso da terra, radar de abertura sintética (SAR) e planejamento urbano. A partir de 2016, avaliação de câmeras operando no infravermelho termal embarcadas em drones, para estudos ambientais.
Lattes: Hermann Johann Heinrich Kux
|
Sobre o Grupo
Este grupo destina-se a explorar imagens de Sensoriamento Remoto passivo (VNIR, SWIR, MIR, TIR, night-time light) e ativo de perfilamento a laser (NIR) e micro-ondas (SAR), adquiridas em plataformas multinível (terrestres, VANT-transportadas, aéreas, orbitais de baixa e elevada altitude), a fim de subsidiar o planejamento e gestão de ambientes urbanos e rurais, identificando alvos nocivos à saúde pública em áreas urbanas; realizando inferência populacional; detectando e prevendo disseminação de pragas agrícolas e alternância de modos de colheita; prevendo expansão urbana e ocupações em áreas irregulares e de risco; predizendo e mitigando impactos de enchentes, deslizamentos e erosão; identificando anomalias termais em cursos d´água; valorando serviços ecossistêmicos, entre outros fins. O grupo mantém parcerias com órgãos ambientais e de planejamento territorial, empresas de Geoinformação, órgãos vinculados à saúde pública e ocupacional, além de empresas de consultoria em agronegócio.
Linhas de Pesquisa
Análise de Aptidão de Sítio
GEOBIA e Técnicas Avançadas de Extração de Informações de Imagens de SR como Suporte ao Planejamento e Gestão Territorial
Geomorfologia e Estudos do Meio Físico como Suporte ao Planejamento e Gestão Territorial
Modelagem Dinâmica Espacial Urbana e Agro-Silvo-Pastoril
Mudanças de Uso e Cobertura da Terra & Impactos/Valoração de Serviços Ecosistêmicos
Reconstrução Tridimensional de Ambientes Urbanos a partir de Nuvens de Pontos Fotogramétricas e Dados LiDAR
Vulnerabilidade Socioambiental a Desastres Naturais e Antrópicos
Instituições Parceiras

- Universidade Federal Fluminense
|

- Universidade Federal do Paraná
|

- Universidade Federal de Minas Gerais
|

- Universidade do Estado de Santa Catarina
|

- Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires
|

- Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas
|

- IBGE
|

- UNESP
|

- Universidad Nacional Agraria La Molina
|

- Fundacentro
|

- Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires
|

- Instituto Federal de Minas Gerais
|
Mais Informações