Notícias
Novos acordos transformativos da CAPES
A CAPES publicou em 30 de abril de 2024, a Portaria n° 120/2024, que define as regras de pagamento de Taxas de Processamento de Artigo (Article Processing Charges – APC) para publicações em acesso aberto. A iniciativa faz parte do Programa de Apoio à Disseminação de Informação Científica e Tecnológica (Padict), criado em dezembro de 2023, por meio da Portaria n° 275/2023.
Os acordos transformativos de Leitura e Publicação de Artigos (Read and Publish Agreements) são projetados para facilitar a transição do acesso por assinatura ao modelo de acesso aberto (Open Access). Por meio dos acordos, o pagamento das taxas de processamento para publicação dos artigos científicos de autores brasileiros acontece a partir de contratos assinados pela CAPES com editoras científicas internacionais. O objetivo é dar visibilidade e promover o acesso à produção científica e tecnológica nacional, além de assegurar a igualdade de oportunidades entre cientistas e garantir a divulgação de pesquisa de qualidade realizada no Brasil.
Ao escolher o acesso aberto, o artigo ficará disponível gratuitamente para que todos possam ler, baixar e compartilhar.
Além dos acordos já existentes e anteriormente divulgados com as editoras Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE), American Chemical Society (ACS), Wiley e Royal Society Publishing (RSP), a CAPES recentemente firmou novos contratos com as editoras Association for Computing Machinery (ACM), Springer e Elsevier.
ATENÇÃO
Para que a aprovação da publicação seja agilizada, é obrigatório que o autor possua um identificador ORCID válido e cadastrado na plataforma https://meusdados.capes.gov.br/, na seção "Identificadores". Além disso, outros requisitos estão previstos no art. 10 da Portaria nº 120/2024 e devem ser verificados antes da submissão.
Consulte as Perguntas Frequentes para esclarecer outras dúvidas.
Conheça o Painel APC que apresenta o quantitativo de APCs pagos pela CAPES até o momento.
ACORDOS VIGENTES
Springer Nature
O acordo beneficia 435 instituições elegíveis, com acesso irrestrito a 1.763 títulos de periódicos. Destes, 1.738 são títulos híbridos aptos para receber publicação em acesso aberto.
Elsevier
O contrato contempla 434 instituições brasileiras elegíveis, que poderão submeter artigos para publicação em 1.619 periódicos híbridos da Freedom Collection.
Association for Computing Machinery (ACM)
Pesquisadores já podem entrar na página do periódico de interesse para submeter o artigo.
Royal Society Publishing (RSP)
Usuários de 260 instituições tem acesso para leitura e publicação em dez periódicos da academia científica mais antiga com existência contínua: a RSP está ativa, de forma ininterrupta, desde novembro de 1660.
Wiley
Estudantes, professores e pesquisadores de 434 instituições podem consultar mais de mil revistas científicas. O acordo também garante à comunidade acadêmica a publicação de artigos em acesso aberto de forma ilimitada nos periódicos híbridos da Wiley.
Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE)
Entre os títulos da editora disponíveis para submissão, destaca-se o IEEE Access, periódico com 100% de seu conteúdo aberto e de relevante interesse por parte dos pesquisadores brasileiros para publicação dos resultados de suas pesquisas.
American Chemical Society (ACS)
O acordo entre a CAPES e a ACS amplia ainda mais o número de instituições que terão acesso aos conteúdos da editora no Brasil. A ação visa acelerar a pesquisa, não apenas por fornecer acesso aos periódicos relevantes na área de Química e áreas correlatas, mas também por possibilitar que os autores brasileiros possam expandir a visibilidade de suas pesquisas por meio da publicação em acesso aberto.
Divisão de Biblioteca – DIBIB