Notícias
Projeto Meninas fazem Ciência no INMA
Termina a edição 2026 do Projeto “Meninas fazem Ciência no INMA”
Cinco estudantes do ensino médio completaram nesta sexta-feira (30/01) um programa de imersão científica no Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA).
No decorrer de quatro semanas, elas participaram de diversas atividades presenciais e online como rodas de conversa, visitas guiadas, oficinas, palestras e atividades de campo. Ao final, apresentaram oralmente os resultados no canal do Youtube do projeto, além de um relatório escrito das atividades desenvolvidas.
“A imersão científica no INMA foi um redespertar: vivi a ciência, superei limites e voltei inspirada”, disse Kissila Ferreira Joanes da Silva.
“Estava com altas expectativas sobre as atividades que íamos fazer ao longo das férias e, cada vez mais, fui aprendendo, conhecendo e amando participar de algo que, muitas vezes, não é valorizado da maneira como precisava”, afirmou Laura Regina Ferreira Regattieri.
“Aprendi muito e vivi experiências que levarei pra sempre. Que mais meninas ocupem a ciência e tenham essa mesma oportunidade que tivemos”, relatou Nicolly Biasutti Calvi.
“Participar do projeto no INMA me trouxe um aumento de conhecimento formidável. Foi ótimo ter tido essa oportunidade. Fiquei encantada pela aula de Zoologia em que tivemos contato com os animais e acompanhamos suas rotinas”, disse Ana Julya Lulio.
“O projeto Meninas fazem Ciência no INMA não mostrou apenas o estudo, o Museu e os pesquisadores. Além disso, nos mostrou que somos capazes e que, se nós quisermos, temos apoio. Foi um prazer e uma experiência única fazer parte desse projeto”, finalizou Agatha Ferreira Costa Clementino.
O projeto “Meninas fazem Ciência no INMA” está alinhado ao “Programa Futuras Cientistas” do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O Programa está na sua 12º edição e começou a ser desenvolvido em 2012 no Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), Unidade de Pesquisa do MCTI em Pernambuco.