EBSL - Imagens e informações

Sobre a EBSL
A Estação Biológica de Santa Lúcia (EBSL) é um remanescente de Mata Atlântica de aproximadamente 440 hectares, localizado no município de Santa Teresa, na região serrana do Estado do Espírito Santo, dentro do domínio geomorfológico denominado Borda Montanhosa do Planalto. A altitude varia entre 600 e 900 metros. Na sua maior parte, a vegetação é secundária, em avançado estágio de regeneração. Estudos com flora arbórea, aves, mamíferos e lepidópteros, indicam alta riqueza biológica nessa região, mesmo em comparação com outras áreas de Mata Atlântica.
A EBSL tem como principais finalidades a conservação da biodiversidade e servir de base para pesquisas científicas, contando com alojamentos e laboratório para triagem de material coletado em campo. A estação não é aberta para visitação sem propósito científico.
A história da Estação Biológica está vinculada ao trabalho do naturalista Augusto Ruschi, que foi pesquisador do Museu Nacional e fundador do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, em 1949. A EBSL é uma gleba formada por áreas sob a responsabilidade do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Sociedade de Amigos do Museu Nacional (SAMN), sendo administrada por um Conselho Gestor formado por representantes dessas três entidades.
Por ser uma área relativamente pequena, a sua ampliação, a proteção dos remanescentes florestais do entorno e a manutenção de sua conectividade com outras áreas protegidas são fundamentais para a preservação da riqueza biológica dessa região.
Requisitos para utilização da Estação Biológica de Santa Lúcia (EBSL) - pesquisa, coleta e/ou aula de
campo, com ou sem alojamento.
Em caso de coleta, o início das atividades de campo estará condicionado à apresentação de cópia da licença expedida pelo órgão competente (SISBIO).
Condições de Aceite para coleta:
1 – Todos os produtos resultantes deste trabalho deverão citar expressamente a Estação Biológica de Santa Lúcia, EBSL, administrada pela UFRJ/Museu Nacional, Associação Amigos do Museu Nacional (SAMN) e Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA);
2 – O responsável pelo projeto se compromete a encaminhar cópia de cada produto final do projeto desenvolvido na EBSL;
3 – O Pesquisador Sênior do projeto poderá ser solicitado a dar parecer ad hoc em projetos submetidos à EBSL na sua área de atuação;
4 – Concordância na divulgação do resumo da atividade de pesquisa;
Condições de Aceite para aula de campo
1 – O envio do formulário deve ter uma antecedência mínima de uma semana e estará condicionado à disponibilidade de data para agendamento da aula;
2 – Cópia da licença do órgão competente, em caso de coleta;
3 – O responsável se compromete a cumprir todas as normas de uso da EBSL;
4 – Esclarecimentos pelo telefone (27) 3259-1182;
Formulário de Autorização e Controle
1 – Todos os usuários devem preencher e assinar um formulário individualmente;
2 – Os campos "Autorizado por", "Matrícula" e "Assinatura" serão preenchidos e assinados pela gestora da EBSL do INMA;
3 – Este formulário deve ser enviado por e-mail, acompanhado de toda a documentação necessária (Formulário de autorização de coleta ou aula de campo, formulário individual e licença do SISBIO, quando for o caso).
Para uso do alojamento do Instituto Nacional da Mata Atlântica é cobrada a taxa de R$ 30,00 (trinta reais) a diária (estão isentos do pagamento da taxa: alunos de pós-graduação e pesquisadores do Museu Nacional da UFRJ e do INMA).
Os alojamentos contam com roupa de cama e banho, fogão a gás, geladeira e utensílios de cozinha.
A taxa é paga através de boleto bancário (GRU) emitido pelo Instituto Nacional da Mata Atlântica e encaminhado por e-mail.
Os formulários encontram – se neste site e no site: https://www.samn.org.br/ebsl
- Formulário para solicitação de atividade de pesquisa na EBSL
- Formulário para solicitação de aula de campo na EBSL
- Formulário para solicitação de hospedagem na EBSL
Os e-mails devem ser encaminhados para:
Tomás Capdevile: tomas@mn.ufrj.br,
Sociedade Amigos do Museu Nacional npa@mn.ufrj.br,
Instituto Nacional da Mata Atlântica: cocie@inma.gov.br e
Grasiella Maria Ventura Matioszek: grasiella.ventura@inma.gov.br.