Notícias
TREINAMENTO NO MBML
Novos integrantes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Espírito Santo participam de treinamento no Museu de Biologia Professor Mello Leitão
O manejo de animais silvestres em caso de contenção e resgate, a identificação de aves no âmbito da fiscalização e a identificação de casos de maus tratos da fauna foram alguns dos assuntos abordados no treinamento de 30 novos integrantes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Espírito Santo realizado, na última semana, no Parque do MBML.
Através do material das coleções didáticas do MBML e atividades práticas, policiais aprenderam a identificar e manejar animais silvestres, em especial aves e répteis. O treinamento teve a participação da bióloga pesquisadora Beatriz Brito e a orientação da curadora do acervo científico da Zoologia, Thais Condez.
“O intuito do treinamento foi propiciar contato próximo com a diversidade de espécies que os agentes terão contato em suas atividades cotidianas, contribuindo para que executem o manejo com segurança, tanto para si quanto para os animais”, explica a pesquisadora do INMA, Thais Condez.
O treinamento foi promovido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) em parceria com o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Além do contato direto com a coleção didática do MBML, os integrantes do Batalhão Ambiental participaram de uma visita guiada pelo Parque Zoobotânico.
O coordenador do setor de fauna do Iema, Cosme Damião Valim Carvalho, destaca a importância dos treinamentos. “Os treinamentos recentes trouxeram muitas novidades nas técnicas de contenção e manejo de fauna, o que favorece o alinhamento de procedimentos em campo adotados pelos órgãos. Consequentemente, isso garante um melhor serviço prestado à sociedade”.