Notícias
INMA conquista quase 1 milhão de reais da FAPES para fortalecer pesquisas sobre a Mata Atlântica
Cinco projetos do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) foram contemplados com recursos de R$ 946 mil da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES). O resultado do Edital Universal nº 13/2025 foi divulgado nesta segunda-feira (20), selecionando iniciativas de pesquisa científica, tecnológica e de inovação em diferentes áreas do conhecimento.
O Edital Universal da FAPES é voltado ao fomento de projetos desenvolvidos por instituições de ensino e pesquisa do Espírito Santo, com o objetivo de fortalecer a produção científica e tecnológica local. Ao todo, 65 propostas foram contempladas nesta edição, envolvendo investimentos em custeio, capital e bolsas de pesquisa.
“O montante de recursos que será destinado ao INMA representa um incremento substancial para a pesquisa realizada pelo Instituto. Esses projetos fortalecem a missão do INMA de promover a conservação da Mata Atlântica e ampliar o diálogo entre ciência, inovação e sociedade”, destaca o diretor do INMA, Sérgio Lucena Mendes.
“O apoio da FAPES é essencial para garantir que a pesquisa capixaba continue gerando conhecimento e soluções para os desafios ambientais e sociais do estado”, completa a pesquisadora Flavia Chaves, chefe da Divisão de Pesquisas e Projetos da instituição.
Os recursos serão aplicados em projetos que abordam biodiversidade, evolução de espécies, uso de tecnologias geoespaciais e ações de extensão com foco em soluções baseadas na natureza.
Os projetos coordenados pelo INMA envolvem 15 servidores do Instituto, 36 pesquisadores externos de 24 instituições parceiras, além de bolsistas de pesquisa.
Confira os projetos contemplados:
-
Efeitos sinérgicos entre clima e perda de habitat sobre a biodiversidade e o funcionamento de ecossistemas ao longo de gradientes altitudinais na Mata Atlântica, coordenado pelo pesquisador Chaim Jose Lasmar.
-
Avaliação geoespacial de políticas públicas com visualização em WebGIS, coordenado pela pesquisadora Taís Rizzo Moreira.
-
Sistemática, citogenética, biogeografia, evolução dos sistemas sexuais e conservação em Monimiaceae (Laurales), coordenado pelo pesquisador Elton John de Lírio.
-
Programa Verde-Esperança: co-criando soluções baseadas na natureza com os capixabas em Santa Teresa, coordenado pelo pesquisador Leopoldo Cavaleri Gerhardinger.
-
Biodiversidade associada aos inselbergs no corredor central da Mata Atlântica, coordenado pela pesquisadora Thais Helena Condez.
Além dos projetos aprovados, outras quatro propostas apresentadas pelo INMA foram classificadas na suplência do edital, reforçando a relevância científica da instituição no cenário capixaba.