Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Instituto Nacional da Mata Atlântica - INMA
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • O INMA
      • Estrutura Organizacional
      • Atos Normativos
      • Base Jurídica INMA
      • Missão
      • Visitação
      • Planejamento Estratégico
      • Transparência Ativa
      • Quem é quem
      • Programa de Gestão e Desempenho (PGD) - INMA
      • Plano Técnico-Científico INMA (2024-2025)
      • Plano Diretor da Unidade (PDU/INMA) - 2025 a 2029
    • Ações e Programas
    • Agenda do Diretor do INMA
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Colaboradores (servidores, terceirizados, bolsistas e estagiários)
      • Colaboradores (servidores, terceirizados, bolsistas e estagiários)
    • Informações Classificadas
    • SIC - Serviço de Informação ao Cidadão
    • Perguntas Frequentes
    • Editais INMA 2025
      • Edital de Seleção PICTI/INMA 01/2025
    • Portarias
      • Portarias INMA publicadas no ano de 2025
      • Portarias INMA publicadas no ano de 2024
      • Portarias INMA publicadas no ano de 2023
      • Portarias INMA publicadas no ano de 2022
      • Portarias INMA publicadas no ano de 2021
      • Portarias INMA publicadas no ano de 2020
    • Dados Abertos
      • Geoserver - dados espaciais
      • Wiki-Rima - Rede de Informações da Mata Atlântica
    • Licitações e Contratos
      • Licitações e contratos
      • Arquivo de documentos
    • Transparência Ativa
      • Acordos e parcerias INMA
      • Termos de Compromisso de Gestão (TCG)
      • Relatórios TCG
      • Transparência Ativa - Arquivos
    • LGPD - INMA
    • Editais INMA até 2024
      • Editais
      • Projeto Rede de Monitoramento Florestal na Região Centro-Serrana do Espírito Santo - edital de seleção para bolsistas de iniciação científica - INMA / 01. 2024
      • Edital PCI/INMA - CHAMADAS n° 01/2024 e 02/2024
      • Concurso Público INMA 2023
      • Edital PCI/INMA - Chamada 01/2023
      • EDITAL 01/2022/INMA/MCTI
      • Iniciação Científica
      • Edital PCI/INMA 01/2021
      • Bolsas Iniciativa Regenera Brasil - DTI-C 2022
      • Arquivos Editais 2022
      • Arquivos editais 2023
      • Edital Estágio 06/2023
  • Assuntos
    • Notícias
      • MCTI homologa resultado do concurso público do INMA
      • INMA divulga resultado final do concurso público
    • Eventos
    • Pesquisa
      • PCI - Programa de Capacitação Institucional
      • Iniciativa Regenera Brasil
      • RIMA - Rede de Compatilhamento de Dados e divulgação da Mata Atlântica no Estado do Espírito Santo
      • Espécies Ameaçadas
      • Documentos e Modelos Pesquisa
      • Estação Biológica Santa Lúcia
      • Comissão de Ética no Uso Animal (CEUA- INMA)
      • Regulamentação de uso compartilhado dos laboratórios/equipamentos do INMA
    • Publicações
      • Boletim do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão - Série INMA
      • O MONO, de ALVARO AGUIRRE
      • Turminha da Rebio
      • Série "Ciência Cidadã na Mata Atlântica"
      • Flora Ativa
      • Espécies do Parque MBML
    • Exposição Primatas da Mata Atlântica
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
  • Centrais de Conteúdo
    • documentos
    • Imagens
    • Redes Sociais
      • Card Facebook
      • Card YouTube
      • Card Instagram
    • Vídeos
    • X Simbioma - 2021
  • Composição
  • Rima
  • Serviços
    • Serviços MCTI
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias Estudantes do ensino médio participam de aula investigativa sobre os valores da natureza no Museu de Biologia Prof. Mello Leitão
Info

Notícias

Ciência por investigação

Estudantes do ensino médio participam de aula investigativa sobre os valores da natureza no Museu de Biologia Prof. Mello Leitão

Parceria entre o INMA e a Escola Estadual José Pinto Coelho leva jovens a refletirem sobre ciência e conexão com a natureza
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 13/08/2025 10h20 Atualizado em 13/08/2025 10h23
Ciência por investigação

Estudantes do ensino médio participaram de uma aula diferente no Museu de Biologia Prof. Mello Leitão

Estudantes do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual José Pinto Coelho participaram de uma aula diferente no Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, na noite de 28 de julho. Em uma parceria com o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), na disciplina “Ciência por Investigação”, os alunos saíram da sala de aula para refletir sobre a importância e os valores da natureza.

A visita começou com uma caminhada pelas estações do Museu, que provocam os visitantes a pensar sobre a relação entre sociedade e meio ambiente. Após a experiência sensorial e interpretativa, os alunos participaram de uma roda de conversa e foram convidados a expressar suas percepções no papel, com textos e desenhos.

“O tema gerador são os valores plurais da natureza, refletindo sobre as diferentes formas como as pessoas valorizam a natureza — sejam os valores utilitários, os valores intrínsecos ou os relacionais que a natureza possui”, explicou o pesquisador do INMA Leopoldo Cavaleri.

Para a professora Jéssica da Penha Marcelino do Nascimento, que acompanhou a turma, a vivência contribui para aproximar os estudantes da ciência. “Às vezes eles pensam que cientista é uma coisa distante deles. Trazendo-os ao Museu podemos mudar esse pensamento, mostrando que a ciência está no dia a dia deles”, avalia.

A pesquisadora Juliana Lazzarotto destacou o papel da atividade como espaço de sensibilização. “Incitar essa reflexão é um momento muito especial, em que nos permitimos pensar na natureza não só como um instrumento essencial à vida, mas em todas as suas dimensões: seja pela relação com o nosso bem-estar físico e emocional, ou simplesmente por sua beleza e grandiosidade intrínseca.”

Durante a roda de conversa, os próprios estudantes compartilharam suas impressões. “Eu acho que é muito mais sobre a nossa conexão com a natureza do que ela só nos fornecer alimento”, disse Leidiane Schroeder. Já a estudante Kethleen Müller da Silva destacou o aprendizado científico: “Eu achei interessante demais. Estou saindo daqui agora sabendo exatamente como levantar uma hipótese.”

A atividade no Museu marca o início de um projeto que continuará ao longo do semestre letivo. Segundo Leopoldo Cavaleri, os estudantes, com apoio dos pesquisadores do INMA, vão elaborar um questionário para aplicar junto às suas famílias e vizinhança. Em seguida, os dados coletados serão organizados e analisados em sala de aula, culminando em um seminário para socializar os resultados com a equipe do Instituto.

Ciência e Tecnologia
Tags: Espírito Santo
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • O INMA
      • Estrutura Organizacional
      • Atos Normativos
      • Base Jurídica INMA
      • Missão
      • Visitação
      • Planejamento Estratégico
      • Transparência Ativa
      • Quem é quem
      • Programa de Gestão e Desempenho (PGD) - INMA
      • Plano Técnico-Científico INMA (2024-2025)
      • Plano Diretor da Unidade (PDU/INMA) - 2025 a 2029
    • Ações e Programas
    • Agenda do Diretor do INMA
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Colaboradores (servidores, terceirizados, bolsistas e estagiários)
      • Colaboradores (servidores, terceirizados, bolsistas e estagiários)
    • Informações Classificadas
    • SIC - Serviço de Informação ao Cidadão
    • Perguntas Frequentes
    • Editais INMA 2025
      • Edital de Seleção PICTI/INMA 01/2025
    • Portarias
      • Portarias INMA publicadas no ano de 2025
      • Portarias INMA publicadas no ano de 2024
      • Portarias INMA publicadas no ano de 2023
      • Portarias INMA publicadas no ano de 2022
      • Portarias INMA publicadas no ano de 2021
      • Portarias INMA publicadas no ano de 2020
    • Dados Abertos
      • Geoserver - dados espaciais
      • Wiki-Rima - Rede de Informações da Mata Atlântica
    • Licitações e Contratos
      • Licitações e contratos
      • Arquivo de documentos
    • Transparência Ativa
      • Acordos e parcerias INMA
      • Termos de Compromisso de Gestão (TCG)
      • Relatórios TCG
      • Transparência Ativa - Arquivos
    • LGPD - INMA
    • Editais INMA até 2024
      • Editais
      • Projeto Rede de Monitoramento Florestal na Região Centro-Serrana do Espírito Santo - edital de seleção para bolsistas de iniciação científica - INMA / 01. 2024
      • Edital PCI/INMA - CHAMADAS n° 01/2024 e 02/2024
      • Concurso Público INMA 2023
      • Edital PCI/INMA - Chamada 01/2023
      • EDITAL 01/2022/INMA/MCTI
      • Iniciação Científica
      • Edital PCI/INMA 01/2021
      • Bolsas Iniciativa Regenera Brasil - DTI-C 2022
      • Arquivos Editais 2022
      • Arquivos editais 2023
      • Edital Estágio 06/2023
  • Assuntos
    • Notícias
      • MCTI homologa resultado do concurso público do INMA
      • INMA divulga resultado final do concurso público
    • Eventos
    • Pesquisa
      • PCI - Programa de Capacitação Institucional
      • Iniciativa Regenera Brasil
      • RIMA - Rede de Compatilhamento de Dados e divulgação da Mata Atlântica no Estado do Espírito Santo
      • Espécies Ameaçadas
      • Documentos e Modelos Pesquisa
      • Estação Biológica Santa Lúcia
      • Comissão de Ética no Uso Animal (CEUA- INMA)
      • Regulamentação de uso compartilhado dos laboratórios/equipamentos do INMA
    • Publicações
      • Boletim do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão - Série INMA
      • O MONO, de ALVARO AGUIRRE
      • Turminha da Rebio
      • Série "Ciência Cidadã na Mata Atlântica"
      • Flora Ativa
      • Espécies do Parque MBML
    • Exposição Primatas da Mata Atlântica
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
  • Centrais de Conteúdo
    • documentos
    • Imagens
    • Redes Sociais
      • Card Facebook
      • Card YouTube
      • Card Instagram
    • Vídeos
    • X Simbioma - 2021
  • Composição
  • Rima
  • Serviços
    • Serviços MCTI
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca