Notícias
Ciência por investigação
Estudantes do ensino médio participam de aula investigativa sobre os valores da natureza no Museu de Biologia Prof. Mello Leitão
Estudantes do ensino médio participaram de uma aula diferente no Museu de Biologia Prof. Mello Leitão
Estudantes do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual José Pinto Coelho participaram de uma aula diferente no Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, na noite de 28 de julho. Em uma parceria com o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), na disciplina “Ciência por Investigação”, os alunos saíram da sala de aula para refletir sobre a importância e os valores da natureza.
A visita começou com uma caminhada pelas estações do Museu, que provocam os visitantes a pensar sobre a relação entre sociedade e meio ambiente. Após a experiência sensorial e interpretativa, os alunos participaram de uma roda de conversa e foram convidados a expressar suas percepções no papel, com textos e desenhos.
“O tema gerador são os valores plurais da natureza, refletindo sobre as diferentes formas como as pessoas valorizam a natureza — sejam os valores utilitários, os valores intrínsecos ou os relacionais que a natureza possui”, explicou o pesquisador do INMA Leopoldo Cavaleri.
Para a professora Jéssica da Penha Marcelino do Nascimento, que acompanhou a turma, a vivência contribui para aproximar os estudantes da ciência. “Às vezes eles pensam que cientista é uma coisa distante deles. Trazendo-os ao Museu podemos mudar esse pensamento, mostrando que a ciência está no dia a dia deles”, avalia.
A pesquisadora Juliana Lazzarotto destacou o papel da atividade como espaço de sensibilização. “Incitar essa reflexão é um momento muito especial, em que nos permitimos pensar na natureza não só como um instrumento essencial à vida, mas em todas as suas dimensões: seja pela relação com o nosso bem-estar físico e emocional, ou simplesmente por sua beleza e grandiosidade intrínseca.”
Durante a roda de conversa, os próprios estudantes compartilharam suas impressões. “Eu acho que é muito mais sobre a nossa conexão com a natureza do que ela só nos fornecer alimento”, disse Leidiane Schroeder. Já a estudante Kethleen Müller da Silva destacou o aprendizado científico: “Eu achei interessante demais. Estou saindo daqui agora sabendo exatamente como levantar uma hipótese.”
A atividade no Museu marca o início de um projeto que continuará ao longo do semestre letivo. Segundo Leopoldo Cavaleri, os estudantes, com apoio dos pesquisadores do INMA, vão elaborar um questionário para aplicar junto às suas famílias e vizinhança. Em seguida, os dados coletados serão organizados e analisados em sala de aula, culminando em um seminário para socializar os resultados com a equipe do Instituto.