Notícias
Comenda Augusto Ruschi
Diretor do Instituto Nacional da Mata Atlântica recebe homenagem na Assembleia Legislativa do Espírito Santo
O diretor do Instituto Nacional da Mata Atlântica, Sérgio Lucena Mendes, recebeu na noite desta quarta-feira (10/12) a comenda Augusto Ruschi em uma solenidade na Assembleia Legislativa do Espírito Santo.
A homenagem - que leva o nome do fundador do Museu de Biologia Professor Mello Leitão e patrono da Ecologia no Brasil - é uma iniciativa do deputado estadual Fabrício Gandini e reconhece personalidades que se destacam na história e no desenvolvimento do Estado na área ambiental.
“É bom entender a importância de ser um bom exemplo. Augusto Ruschi, um exemplo para todos nós, ficou na história conhecido como o primeiro ambientalista do nosso país. Nós temos bons exemplos nos tempos de hoje. Assim como Augusto Ruschi foi uma referência lá atrás, quando destacamos o nome de cada um que foi escolhido aqui, nós estamos falando: obrigado, a gente tem certeza de que vocês fazem a diferença no dia a dia do meio ambiente”, enfatizou o deputado Fabrício Gandini.
Sérgio Lucena Mendes é diretor do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA/MCTI) desde novembro de 2017. Professor titular do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Lucena atua em ensino, pesquisa e extensão desde o ano de 2000. Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFES (1982), Especialização em Primatologia (1984) e Mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (1985) e doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1997). A conservação da Mata Atlântica – especialmente de primatas – está entre seus principais temas de pesquisa.
“É uma honra receber a comenda Augusto Ruschi. O legado de Ruschi norteia as ações que desenvolvemos tanto no Museu de Biologia Professor Mello Leitão como no Instituto Nacional da Mata Atlântica. O naturalista foi precursor na conservação do bioma que se estende por 17 estados brasileiros. Dar continuidade e ampliar esse trabalho é a nossa principal missão institucional”, disse o diretor do Instituto Nacional da Mata Atlântica.