Notícias
ECOPARQUE DA MATA ATLÂNTICA AUGUSTO RUSCHI
Cerimônia marca a instalação do novo campus do Instituto Nacional da Mata Atlântica
Uma cerimônia na tarde desta terça-feira (16/12) marcou a doação pelo Governo do Estado para a União do terreno para a instalação da nova sede do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) em Santa Teresa: o Ecoparque da Mata Atlântica Augusto Ruschi, em homenagem aos 110 do nascimento do Patrono da Ecologia no Brasil.
Na área de 100 mil m2, localizada às margens da ES-261, está a antiga residência de inverno do Governador do Espírito Santo. O imóvel passou por diversas reformas para abrigar parte das atividades administrativas e científicas do Instituto.
No início da tarde, o Diretor do INMA, Sérgio Lucena Mendes, o Prefeito de Santa Teresa, Kleber Medici, o Governador do Estado, Renato Casagrande, e a Chefe de Gabinete da Secretaria Executiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria Luiza Rangel, representando a Ministra Luciana Santos, descerraram uma placa para marcar a instalação do novo campus.
Após o descerramento, o Diretor do INMA, o Prefeito, o Governador e a Representante do Ministério, plantaram árvores na nova sede. A cerimônia teve a presença também do Deputado Estadual Fabrício Gandini, que atuou na Assembleia Legislativa para viabilizar a doação da área ao INMA.
A assinatura da doação ocorreu no Auditório Augusto Ruschi do Museu de Biologia Professor Mello Leitão com a participação de diversas autoridades como o Superintendente do Patrimônio da União no Espírito Santo, Fhilipe Pupo, e do titular da Consultoria Jurídica da União no Espírito Santo, Luis Eduardo Nogueira Moreira.
“Nosso compromisso é com o conhecimento científico de qualidade, acionado pela sociedade e orientado para políticas públicas. O novo campus será fundamental para que o INMA cumpra a sua missão de conhecer e contribuir para a restauração e preservação da Mata Atlântica”, explicou o Diretor do INMA, Sérgio Lucena Mendes.
“Nós acreditamos que vai ser um espaço diferenciado para o Estado do Espírito Santo, para o Brasil, mas, em especial, para o teresense. É muito importante que a gente possa perceber que a Ciência é de extrema necessidade e o convívio humano, a percepção do espaço, o estar junto, também são muito importantes”, disse o Prefeito de Santa Teresa, Kleber Medici, referindo-se ao projeto que prevê a abertura do Ecoparque à população.
O projeto conceitual prevê trilhas ecológicas, mirante para observação de pássaros, museu interativo, exposições imersivas, espaço para eventos culturais, área para piqueniques e praça de alimentação. A proposta foi liderada pela professora Cristina Engel de Alvarez, do Laboratório de Planejamento e Projetos, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A maior parte da área, cerca de 85%, deve permanecer preservada.
A Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou da cerimônia de forma virtual.
“A nova sede permitirá ao INMA ampliar a sua estrutura, crescer e exercer plenamente a sua missão. A doação desse terreno não é apenas um ato administrativo, ela representa visão de futuro que o governador tem, compromisso com a soberania científica e respeito à história dessa cidade e da Mata Atlântica”, afirmou a Ministra Luciana Santos.
“É muito importante a gente ter governos que tenham responsabilidade com esse tema, é importante para a humanidade. A gente poder fortalecer o Instituto Nacional da Mata Atlântica, fortalecer o trabalho que o Ruschi fez aqui é muito importante ”, ressaltou o Governador Renato Casagrande.
A cerimônia está disponível no canal do INMA no Youtube: https://www.youtube.com/InstitutoNacionalMataAtlantica