Notícias
PPGO
Programa de Pós-Graduação do INCA completa duas décadas de excelência
O coordenador do PPGO, Luis Ribeiro Pinto. Foto: Igor Santos.
O Programa de Pós-Graduação em Oncologia (PPGO) do INCA foi o grande homenageado durante o III International Meeting in Oncology Research, de 1º a 4 de dezembro, no Hotel Prodigy Santos Dumont, na capital do Rio de Janeiro. O Meeting reuniu pesquisadores do INCA e outras instituições nacionais e internacionais, de diversas áreas, em torno dos debates sobre as pesquisas mais atuais desenvolvidas na área de oncologia no Brasil e no mundo. O evento também abrigou a cerimônia de celebração pelos 20 anos do PPGO.
Desde sua criação, o PPGO/INCA é consistentemente bem avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e, por duas vezes, o programa obteve a nota seis, em uma escala que de três a sete.
“O PPGO vem como consequência natural de um muito bem-sucedido programa de iniciação científica, que, depois, vem ganhar o prêmio de melhor programa de iniciação científica do Brasil, em 2014, dado pelo CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico]”, revelou o coordenador do PPGO, Luis Felipe Ribeiro Pinto.
Para o coordenador de Pesquisa e Inovação do INCA, João Viola, “um país que dá qualidade de vida apara sua população, ele passa obrigatoriamente pela educação, pela ciência, pela tecnologia. Não há como sair disso na suas mais diversas áreas”.
A diretora da Agência Internacional para Pesquisa de Câncer (Iarc), Elisabete Weiderpass, disse que “ao longo desses 20 anos [de PPGO], o INCA desempenhou um papel de liderança no avanço da pesquisa sobre o câncer no e também no fomento da colaboração regional e global na pesquisa de câncer”.
“A incidência e mortalidade do câncer vão aumentar. E como é que a gente enfrenta isso? Com ciência, com dedicação, como formação profissional: tudo aquilo que eu encontrei e que encontro aqui”, defendeu o diretor-geral do INCA, Roberto Gil.
O nível de excelência do PPGO só possível por que as sucessivas administrações do INCA acreditaram na criação e manutenção do Programa. Por isso, os diretores-gerais que acompanharam a história do PPGO/INCA foram homenageados: José Gomes Temporão, Luiz Antonio Santini, Paulo Eduardo Xavier de Mendonça, Luís Fernando Bouzas e Ana Cristina Pinho Mendes Pereira.

Meeting
O III International Meeting in Oncology Research ocorreu em conjunto com o II Single Cell LATAM Symposium: Deepening Connections, Driving Discovery e o Simpósio do INCT em Genômica do Câncer e Medicina de Precisão para o SUS. O Meeting também funcionou como um simpósio satélite pelas comemorações do 60º aniversário da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc).
Paralelamente, foi realizado o workshop para convidados Planejando um Controle Resiliente do Câncer no Brasil, resultado de parceira entre Iarc, INCA e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O objetivo foi responder à necessidade de auxiliar na resistência dos sistemas de saúde globais, principalmente nos países de baixa e média rendas, em resposta às situações de crise.