Notícias
MEC aprova a Residência em Saúde Animal Integrada à Saúde Pública
O Centro Nacional de Primatas (CENP) e o Instituto Evandro Chagas (IEC), órgãos vinculados à Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS), obtiveram a aprovação do Ministério da Educação (MEC), no dia 08 de janeiro, para ofertarem o Programa de Residência Uniprofissional em Saúde Animal Integrada à Saúde Pública – Medicina Veterinária com objetivo qualificar médicos veterinários ao exercício da profissão na área de medicina de primatas associado a investigação biomédica em políticas públicas de saúde.
O perfil geral do egresso ao programa trata-se de um profissional da área de medicina de primatas que estará apto a atuar na rotina clínica e cirúrgica do atendimento de primatas; identificar e tratar as principais doenças e alterações nesses animais; aprendizagem quanto ao manejo nutricional, reprodutivo e sanitário adequado para manutenção da saúde dos mesmos. Nesse contexto, o programa contribuirá significativamente para o conhecimento científico voltado à saúde pública através de uma abordagem em saúde única.
A residência em Saúde Animal integrada à Saúde Pública é um importante avanço para a saúde pública no Brasil, com o objetivo de formar profissionais que atendam as necessidades atuais no planeta, principalmente no atual contexto que o mundo se encontra, com a mudanças climáticas, o que reflete diretamente na saúde das pessoas e animais. No contexto de uma só saúde, os primatas não humanos têm um papel fundamental para o controle de doenças, como a febre amarela, por exemplo ressaltou a diretora do Centro Nacional de Primatas Dra. Aline Imbeloni.
A médica veterinária, tecnologista em pesquisa e investigação biomédica e coordenadora do programa, Dra. Liliane Carneiro destaca que há dificuldades em formar profissionais que atuem nessa área pela falta de programas e espaços que abriguem os estudantes em formação, tais como universidades, zoológicos, criadouros, e na própria troca de experiências entre profissionais que atuam na área da primatologia. Apesar de o CENP e o IEC estarem localizados na Amazônia, bioma com uma das maiores biodiversidades do planeta, observa-se carência de profissionais qualificados para atuar nas áreas de vigilância e saúde pública, assim como na medicina de primatas e uma grande dificuldade em capacitar localmente, discutindo e difundindo as experiências.
Vale ressaltar que existem apenas dois programas de residência em Medicina Veterinária no Estado do Pará. Entretanto, nenhum deles conta com a expertise proporcionada pela presente proposta. Portanto, existe crescente demanda de profissionais que necessitam aprimoramento na área de medicina de primatas, especialmente ligado à temática das pesquisas biomédicas. Dessa forma, esta Residência caracteriza-se por ser inovadora e audaciosa, pois pretende implementar uma residência inédita no Brasil, com a parceria entre duas Instituições, uma que está entre os dez maiores Centros de Primatologia da América Latina e um dos maiores em diversidade de espécies e a outra como instituição de referência nacional e internacional como centro de excelência em pesquisas científicas e vigilância em saúde.
*O programa de Residência em Saúde Animal integrada a Saúde Pública contará com bolsas para os residentes, com 4 vagas ao ano e duração de 24 meses. Em breve será lançado edital.