Notícias
VI Workshop sobre manejo ex situ de calitriquídeos
O sexto workshop internacional sobre Manejo de Calitriquídeos faz parte de uma série de encontros de alto impacto iniciados em 2014 com foco na conservação de espécies ameaçadas de saguis e micos no Brasil. Esta edição está sendo realizada no Centro Nacional de Primatas (CENP) – órgão vinculado ao Ministério da Saúde do Brasil – em Ananindeua, Pará, de 5 a 9 de maio. O workshop reúne cerca de 30 profissionais de mais de 20 instituições brasileiras – incluindo zoológicos, universidades, centros de resgate e agências governamentais – para capacitar e fortalecer os esforços para proteger alguns dos primatas em maior risco do Brasil. O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (ICMBio/CPB) e a ONG internacional Tamarin Trust lideram a iniciativa, juntamente com parceiros como a ONG Projeto de Educação Ambiental – PREA.
Os saguis e os micos, da família de primatas Callitrichidae, são os menores macacos do mundo e o grupo mais diversificado entre os primatas do continente americano, contando com dez gêneros e mais de 70 espécies. Muitas delas estão ameaçadas pela perda e fragmentação de habitat causada pelo desmatamento, e também sofrem com o tráfico ilegal e doenças como a febre amarela. Por isso, são enfocadas pelos Planos de Ação Nacional (PAN) para a Conservação de espécies ameaçadas, política pública para sua proteção coordenada pelo ICMBio/CPB. Como parte da implementação desses planos, estes workshops começaram no Centro de Primatas do Rio de Janeiro (CPRJ/INEA) em 2014 - originalmente apoiados pelo Durrell Wildlife Conservation Trust e liderados pelo Dr. Dominic Wormell, autoridade mundial nesse grupo de primatas – e têm se concentrado na melhoria dos cuidados e no estabelecimento de populações de segurança em cativeiro e na promoção da colaboração entre os conservacionistas brasileiros procurando garantir a proteção contra a extinção. O objetivo é garantir que espécies ameaçadas, como o sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), o mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus) e os saguis-da-serra (Callithrix flaviceps e Callithrix aurita), possam ser criados e manejados de forma sustentável em sua área de distribuição original.
A série de workshops tem sido realizada em áreas de ocorrência de espécies ameaçadas em todo o Brasil, desde a Mata Atlântica até a Amazônia, sempre em parceria com instituições locais que lideram programas de conservação e instalações de manejo. Cada workshop apresenta uma combinação de palestras, treinamento prático, visitas de campo para observar as espécies-alvo na natureza e sessões conduzidas por especialistas globais em conservação de espécies, reprodução, manejo de populações e ecologia de primatas. Os workshops têm como objetivo desenvolver a capacidade de apoiar essas espécies no Brasil e já levaram a resultados importantes, incluindo a criação de novos livros genealógicos, instalações especializadas em cativeiro, como o Centro de Conservação dos Saguis-da-Serra na Universidade Federal de Viçosa, aumentos no número de populações de segurança e parcerias de longo prazo entre instituições. À medida que o interesse e a experiência aumentam, os participantes são incentivados a retornar ano após ano, com o objetivo final de permitir que os profissionais brasileiros estabeleçam uma forte infraestrutura e redes entre planos e práticas de conservação na natureza e em cativeiro, fortalecendo e unindo-se para implementar ação de conservação para cada espécie ameaçada e criando resiliência para garantir a sobrevivência desses maravilhosos macacos no futuro.
LANÇAMENTO DE PUBLICAÇÃO SOBRE PRIMATAS MAIS AMEAÇADOS DO MUNDO
Durante o evento, haverá o lançamento internacional da publicação Primates in Peril – The World’s 25 Most Endangered Primates 2023–2025 (Primatas em Perigo – os 25 primatas mais ameaçados do mundo). Compilado pelos principais primatologistas e conservacionistas, o relatório ressalta a necessidade urgente de esforços de conservação direcionados para evitar que essas espécies desapareçam para sempre. Esta lista é produzida a cada dois anos pelo Grupo Especialista em Primatas da União Internacional para a Conservação da Natureza (PSG/IUCN) e pela Sociedade Internacional de Primatologia (IPS). Na edição que será lançada, estão duas espécies endêmicas do Brasil: o sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) e o guigó-da-Caatinga (Callicebus barbarabrownae). Além do evento no Pará, o haverá sessões de lançamento simultâneas em Madagascar e em Singapura.