Notícias
Instalação de ecobarreira no canal Tora 1
A Seção de Ecologia e Meio Ambiente (SEEMA) do Centro Nacional de Primatas (CENP/SVSA/MS) tem o prazer de compartilhar uma importante ação de preservação ambiental realizada recentemente: a instalação da Ecobarreira no Canal Tora 1.
Este projeto inovador foi idealizado pela SEEMA com o objetivo de combater o acúmulo de lixo nas águas do canal, um problema recorrente que compromete a qualidade ambiental e afeta diretamente o ecossistema local. A ecobarreira é uma estrutura simples, mas altamente eficaz, projetada para capturar resíduos flutuantes, impedindo sua chegada a áreas sensíveis e protegendo nossa fauna e flora do nosso fragmento florestal.
Educação Ambiental:
A instalação da ecobarreira serve como um importante exemplo de como ações simples podem gerar grandes resultados, incentivando a conscientização sobre a importância de cuidar do meio ambiente e de nossos recursos naturais, e impactar no nosso comportamento ao descartar nosso lixo doméstico destacou o chefe da SEEMA , Paulo Castro.
Benefícios da Ecobarreira:
- Redução do Impacto Ambiental: A ecobarreira contribui para a diminuição da poluição hídrica e visual do nosso ambiente, ajudando a preservar a biodiversidade local e garantindo a saúde do ecossistema do Canal Tora 1.
- Prevenção de Contaminação: A ação de retenção de resíduos impede que plásticos e outros materiais nocivos contaminem as águas, prejudicando a fauna aquática e semiaquática, afetando a qualidade da água e minimizando riscos de contaminação da fauna.
- Ação Sustentável: A ecobarreira é feita de materiais sustentáveis e foi pensada para ter baixo impacto ambiental, alinhando-se aos princípios de conservação e sustentabilidade que o CENP sempre defende.
O CENP está comprometido com a preservação ambiental e continuará a desenvolver iniciativas que promovam a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida no entorno do CENP, planejamos no futuro, após atingir ao máximo a qualidade de nossa barreira, ampliar em número e posicionar de forma estratégica para melhor proteger nosso canal, assim como subsidiar ações de Educação Ambiental nas comunidades a montante do canal buscando maior consciência e responsabilidade no descarte do lixo doméstico em vias públicas e em rios .
Esperamos que a ecobarreira seja um modelo de consciência ecológica a ser seguido em outras áreas de nossa vida e do viver em comunidade.