Notícias
Trabalho do PIBIC/IEC recebe menção honrosa em evento da USP-Ribeirão Preto
O aluno Gabriel Ferreira Leite, participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto Evandro Chagas (PIBIC/IEC/SVSA/MS), foi premiado com menção honrosa durante o XXII Curso de Verão em Biologia Celular e Molecular, realizado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro deste ano.
O trabalho intitulado "Caracterização Citogenômica das Linhagens Celulares IMR-90, IMR-32 e Namalwa utilizadas em Pesquisas in vitro" foi desenvolvido sob orientação do pesquisador Edivaldo Herculano de Oliveira, no Laboratório de Citogenômica e Mutagênese Ambiental da Seção de Meio Ambiente (SEAMB/IEC), no período de setembro de 2023 a agosto de 2024.

- Estudo teve como foco a autenticação e caracterização genômica de linhagens celulares amplamente utilizadas em pesquisas biomédicas.
Segundo Edivaldo, “a seleção e premiação do Gabriel destacam sua excelência acadêmica e o impacto de sua pesquisa. O estudo, ao decifrar o genoma de linhagens celulares mantidas in vitro, contribui significativamente para a pesquisa científica, reafirmando a relevância do conhecimento gerado em nossa instituição”. Ele explica que as linhagens celulares estabelecidas a partir de células neoplásicas e não neoplásicas desempenham um papel fundamental em estudos pré-clínicos voltados para o desenvolvimento de novas abordagens diagnósticas e terapêuticas. Além disso, elas são amplamente utilizadas para investigar a biologia de doenças como o câncer, realizar estudos funcionais, bioquímicos e moleculares, além de serem essenciais na análise de alvos farmacológicos e na produção de produtos biológicos, incluindo vacinas e anticorpos.
De acordo com o pesquisador, Gabriel foi selecionado para participar do curso com base em seu currículo, carta de intenções e pelo trabalho desenvolvido no IEC, que teve como foco a autenticação e caracterização genômica de linhagens celulares amplamente utilizadas em pesquisas biomédicas. “Esse estudo ainda subsidia dois projetos mais amplos intitulados Análise de Alterações Genômicas e Transcriptômicas no Câncer, e Análise do Efeito Antitumoral de Flavonoides em Modelos in vitro, desenvolvidos em nosso laboratório, reforçando o compromisso da equipe com a inovação na pesquisa oncológica”, acrescentou.