Notícias
Malária
No Dia Mundial de Combate à Malária, Instituto Evandro Chagas lança e-book educativo sobre diagnóstico da doença
Foto: Francisco Souza
Para marcar o Dia Mundial de Combate à Malária, celebrado em 25 de abril, o Instituto Evandro Chagas (IEC/SVSA/MS), por meio do Laboratório de Malária da Seção de Parasitologia (MALAB/SEPAR), lança o primeiro volume da coleção “Malária: Fato ou Fake”, uma série de quatro e-books (livros digitais) gratuitos que busca esclarecer mitos e difundir verdades sobre a doença que ainda afeta milhares de brasileiros, especialmente na região Amazônica.
Com o tema “Diagnóstico”, o volume inaugural, assim como toda a coleção, tem como objetivo transformar conhecimento técnico-científico em informações acessíveis e confiáveis para toda a população. A obra é voltada para profissionais do Sistema Único de Saúde – SUS e para a comunidade em geral, e reforça conceitos alinhados às diretrizes do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com a pesquisadora em Saúde Pública do IEC, Giselle Rachid Viana, apesar de não ser uma doença nova para a ciência, a iniciativa responde a questões de hoje: “O guia é extremamente relevante no cenário atual, pois combate mitos e desinformação sobre a malária, ajudando na conscientização da população. A doença ainda representa um grande desafio de saúde pública, especialmente na Amazônia, mas também em regiões extra-amazônicas e entre viajantes. Além de se alinhar às diretrizes nacionais e internacionais de combate à doença, o material fortalece a disseminação de informações corretas, contribuindo para a prevenção, diagnóstico e tratamento eficazes. Em um contexto de crescente necessidade por comunicação acessível e confiável na saúde pública, este guia assume um papel essencial na educação e mobilização da sociedade”, explica a pesquisadora.
COP-30: Em novembro de 2025, em função da realização, em Belém, da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30), a Amazônia deve receber, somente para o evento, cerca de 40 mil viajantes de 192 países diferentes. Diante disso, o material se constitui em importante fonte de consulta sobre a doença também para os visitantes. A coleção “Malária: Fato ou Fake” é uma iniciativa que reforça o compromisso do IEC com a saúde pública e com o controle das doenças tropicais negligenciadas. Os próximos volumes serão lançados na sequência e abordarão os temas: “Tratamento”, “Transmissão” e “Recaídas”.
O material está disponível a partir de hoje, 25 de abril, e o seu download gratuito pode ser feito no link a seguir: clique aqui.