Notícias
COOPERAÇÃO TÉCNICA
Ministério da Defesa visita parque tecnológico do IEC
Representantes do Ministério da Defesa (MD) visitaram, na quinta-feira (17), os laboratórios de alta contenção biológica do Instituto Evandro Chagas (IEC/SVSA/MS), campus Ananindeua (PA). A visita teve como objetivo conhecer as atividades de pesquisa e diagnóstico do IEC, com foco nas arboviroses, além da infraestrutura de biossegurança da instituição, considerada referência nacional e internacional no tema.

- Visitantes foram recepcionados pela diretora do IEC, Lívia Caricio, que apresentou um panorama das ações e capacidades técnicas da instituição
O encontro destacou o papel do IEC na biocustódia de agentes altamente patogênicos e na preservação do patrimônio genético brasileiro. Para Fernando Molento, analista e responsável pelos laboratórios NB3 e NBA3 do Instituto, a visita reforça o trabalho da instituição como centro estratégico em biossegurança, bioproteção e vigilância. “Esse tipo de aproximação fortalece a cooperação técnica intersetorial e abre caminho para uma agenda conjunta com instituições que atuam em áreas de interesse nacional”, afirmou.
A comitiva do MD foi composta pela Coordenadora-Geral da Divisão de Segurança Biológica do Departamento de Saúde e Assistência Social, a Tenente-Coronel e Médica Veterinária, Fernanda Carvalho Peixoto, e pelo Assessor Militar da mesma divisão, Coronel e Médico Veterinário, Marcelo de Oliveira Henriques. Ambos foram recepcionados pela diretora do IEC, Lívia Caricio, que apresentou um panorama das ações e capacidades técnicas da instituição.

- Visita teve como objetivo conhecer as atividades de pesquisa e diagnóstico do IEC, com foco nas arboviroses, além da infraestrutura de biossegurança da instituição
Durante a visita, a chefe da Seção de Arbovirologia e Febres Hemorrágicas (SEARB), Livia Casseb, detalhou as atividades de pesquisa realizadas pela unidade e os protocolos adotados no Laboratório de Alta Contenção NB3/NBA3, com destaque para os estudos sobre mosquitos vetores e respostas a emergências em saúde pública.
Após a reunião, a comitiva conheceu as instalações da SEARB e do NB3, guiada por Fernando Molento, pela chefe da Seção de Gestão da Biossegurança e Qualidade (SEGBQ), Ananda Costa, e pela tecnologista Darlene Smith. Entre as melhorias apresentadas, estão as seis novas Tendas Biocontidas (Bio Bubbles) — espaços controlados que aumentam a segurança nas atividades com agentes infecciosos de alto risco, visando à ampliação da capacidade de pesquisa e diagnóstico.

- Encontro destacou o papel do IEC na biocustódia de agentes altamente patogênicos e na preservação do patrimônio genético brasileiro
Para o Coronel Marcelo Henriques, a visita foi muito proveitosa. “O IEC se mostra um parceiro estratégico para futuras ações integradas entre os setores de defesa e saúde pública. A expertise da equipe, a estrutura de biossegurança e o comprometimento com a pesquisa colocam o Instituto em um patamar de excelência que é fundamental para a segurança biológica do país.”
A Tenente-Coronel Fernanda Peixoto também destacou o potencial de intercâmbio técnico. “Chamou atenção a robustez dos programas de capacitação e a inovação aplicada aos ambientes de alta contenção. É uma oportunidade valiosa para estreitarmos laços e promovermos o desenvolvimento conjunto de competências em biossegurança e resposta a emergências biológicas.”
