Notícias
DEMOCRATIZAÇÃO DA CIÊNCIA
Instituto Evandro Chagas integra programação de evento para democratização da ciência em Marabá (PA)
Foto: Francisco Souza - SECMI/IEC/SVSA/MS
O Instituto Evandro Chagas, Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (IEC/SVSA/MS), integrou a programação do “I Encontro de Múltiplos Saberes da Amazônia” e da “I Feira de Profissões, Ciência e Inovação – FEPROCI”. Os dois eventos aconteceram em um shopping, em Marabá (sudeste do Pará), nos dias 23 e 24 de maio, e são parte do Projeto “Cartas aos Cientistas: Difusão, Popularização e Fortalecimento da Ciência na Amazônia”, coordenado pela professora da Universidade do Estado do Pará – UEPA/Campus VII, Milene Silveira.
A diretora do Instituto Evandro Chagas, Lívia Caricio, ressaltou que a instituição participou do projeto “Cartas aos Cientistas” desde a concepção até a execução. Entre as diversas atividades realizadas, a diretora destacou a visita de alunos de uma escola pública à sede do IEC em Ananindeua, promovendo o despertar dos jovens para a ciência.
“O IEC, como um órgão do Ministério da Saúde que tem esse caráter nacional e internacional, também possui o ensino como um dos seus pilares, e precisamos deixar um legado na área de educação em saúde, na formação de recursos humanos e no despertar da ciência” explicou.
A vice-reitora da UEPA, Ilma Pastana, ressaltou a importância da parceria do IEC para o sucesso do evento: “O Instituto Evandro Chagas abriu as portas para o projeto, para que nossos estudantes pudessem conhecer aquela instituição tão importante para a pesquisa e que foi fundamental no período da pandemia”, afirmou.
I FEPROCI – A primeira Feira de Profissões, Ciência e Inovação de Marabá (PA) contou com um estande do IEC, onde os expositores distribuíram materiais de educação em saúde, apresentando a instituição e seus pilares: pesquisa, ensino e vigilância. Na oportunidade, técnicos da Seção de Arbovirologia e Febres Hemorrágicas (SEARB/IEC) e da Seção de Parasitologia (SEPAR/IEC) apresentaram exemplares de vetores das principais arboviroses e da Doença de Chagas, para que a população conseguisse identificá-los e soubesse quais atitudes preventivas tomar ao encontrar esses insetos.

- Ana Paula Linhares, MPEG; Renata Melo, UEPA Marabá; Lívia Caricio, IEC na mesa sobre Mulheres na Ciência
Mulheres na Ciência – Na tarde do dia 23/05, a diretora do IEC participou ainda da mesa-redonda “Mulheres na Ciência”, ao lado da pesquisadora do Museu Emílio Goeldi (MPEG), Ana Paula Linhares, e da aluna do curso de Biomedicina da UEPA, Campus VII (Marabá), Renata Santos, que mediou a atividade. O evento fez parte do “I Encontro de Múltiplos Saberes da Amazônia”.
Durante a mesa, foram abordados os desafios das mulheres no campo da ciência, assim como soluções para promover a equidade. Caricio ressaltou a importância das mulheres que lhe inspiraram a tornar-se cientista e líder do Instituto Evandro Chagas, e as iniciativas institucionais para a manutenção de mulheres nos programas de ensino da instituição.
A participação do IEC na I FEPROCI e no I Encontro de Múltiplos Saberes da Amazônia reforça seu compromisso com a popularização da ciência, o incentivo à formação de novos cientistas e a valorização da diversidade nos espaços de produção científica. Iniciativas como essa contribuem para aproximar a ciência da população, fortalecer redes de conhecimento e construir um futuro mais inclusivo, sustentável e pautado na valorização dos saberes locais e acadêmicos.

