Notícias
CAPACITAÇÃO COP 30
IEC atua em capacitação sobre Biossegurança voltada à COP 30, em Belém (PA)
Foto: José Pantoja - ASCOM/SESPA
Dois servidores do Instituto Evandro Chagas (IEC), instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação vinculada à Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS), atuaram no “Treinamento e Simulado de Mesa: Emergências em Saúde Pública Associadas aos Agentes QBRN”. A atividade ocorreu entre os dias 19 e 23 de maio, no auditório da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA), em Belém (PA). O evento foi organizado pelo Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP/SVSA/MS), com apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA). Os representantes do IEC foram o analista de gestão da Seção de Arbovirologia e Febres Hemorrágicas (SEARB/IEC), Fernando Molento, e a chefe da Seção de Gestão de Qualidade e Biossegurança (SEGBQ/IEC), Ananda Khrisna.
A capacitação teve como objetivo preparar trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) para atuação em emergências envolvendo agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares (QBRN), especialmente no contexto da COP 30 — a Conferência das Partes sobre mudanças climáticas da ONU, que ocorrerá em novembro de 2025 na capital paraense.
Além de representantes do Instituto Evandro Chagas (IEC), entre os facilitadores estavam representantes do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/CNEN/MCTI), do Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP/SVSA/MS) e do Comando da Marinha no Pará. A capacitação foi estruturada em quatro módulos temáticos — radiológico, químico, biológico e simulado de mesa — com exercícios práticos para simulação de ações em cenários de emergência que possam ocorrer durante a COP 30.
Participaram da atividade representantes da Marinha do Brasil, 8º Centro de Mobilização Nacional (CMN), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), hospitais de retaguarda, órgãos de vigilância (CIEVS, DEVS, DEPI E VISAMB), Instituto Médico Legal (IML), Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), autoridades portuárias e aeroportuárias, pontos focais municipais e estaduais em QBRN, 1º Centro Regional de Saúde (CRS), Laboratório Central do Estado (LACEN), Instituto Evandro Chagas (IEC), entre outros.
Com informações da Agência Pará
Texto: Francisco Souza
Edicao: Kelvin Souza
