Notícias
IEC sedia treinamento em sequenciamento viral com especialistas da Fiocruz
O Instituto Evandro Chagas (IEC), vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS), sediou, entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro o Treinamento Teórico-Prático em Sequenciamento Viral com o Kit Viral Surveillance Panel (VSP), realizado no auditório da Seção de Arbovirologia e Febres Hemorrágicas (SEARB).
A iniciativa, realizada em parceria com o Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz-PE), contou com apoio da OPAS e buscou capacitar profissionais em todas as etapas do processo, desde a preparação de bibliotecas por captura híbrida, utilizando o kit VPS, até a análise bioinformática com o uso do ViralFlow, pipeline automatizado e reprodutível para análise de dados de sequenciamento viral desenvolvido pelo IAM/Fiocruz-PE. O curso contou com a participação dos instrutores Gabriel Wallau, Gustavo Lima e Filipe Zimmer, especialistas do IAM/Fiocruz-PE.

- Pesquisadores do IEC, representantes da OPAS, da CGLAB e pesquisadores da Fiocruz Rondônia participaram da capacitação

- A proposta é que o conhecimento seja disseminado para outros estados e, futuramente, para redes laboratoriais internacionais
Segundo a pesquisadora do IEC, Daniele Medeiros, o treinamento simboliza um avanço estratégico para a instituição. “Estamos unindo esforços com a IAM/Fiocruz-PE para padronizar processos de sequenciamento e bioinformática. Isso fortalece o trabalho do IEC como centro de referência nacional e internacional, ampliando nossa contribuição para a vigilância em saúde. Estamos adquirindo o conhecimento de técnicas que não tínhamos domínio, mas a ideia é integrar. No próximo ano, faremos o curso no IAM para a parte de metagenômica, que eles ainda não dominam. Dessa forma, estamos montando uma equipe de multiplicadores”, declarou.
Além do aspecto técnico, o curso também se destacou por sua função multiplicadora, por isso pesquisadores de diferentes seções científicas do IEC, representantes da OPAS, da Coordenação-Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB) e pesquisadores da Fiocruz Rondônia participaram da capacitação. A proposta é que o conhecimento seja disseminado para outros estados e, futuramente, para redes laboratoriais internacionais. “Essa é a primeira etapa de padronização, com foco na região Norte e Nordeste. O objetivo é que, a partir daqui, possamos expandir a formação para os LACENs e outros países. Inclusive, a OPAS já nos solicitou que esse treinamento seja ofertado para outros países da América Latina, e ele será realizado aqui no IEC”, destacou Daniele.

- A ideia é utilizar técnicas de alta resolução para compreender a evolução e a transmissão de patógenos
A pesquisadora ressaltou ainda que a padronização das ferramentas de sequenciamento e bioinformática é fruto da parceria entre o IEC e o IAM. “Estamos montando uma proposta de projeto para que a OPAS financie essa iniciativa, que tem como meta consolidar uma rede de vigilância mais sólida e integrada”, afirmou.
Para o pesquisador da IAM/Fiocruz-PE e instrutor do curso, Gabriel Wallau, a experiência reforça a importância da integração entre instituições. “A genômica se mostrou essencial durante a pandemia de Covid-19 e agora buscamos ampliar essa vigilância para outros vírus. A ideia é que o IEC e a IAM/Fiocruz-PE possam avançar juntos, utilizando técnicas de alta resolução para compreender a evolução e a transmissão de patógenos”, explicou.
Sobre o VSP
O VSP é uma ferramenta de última geração capaz de detectar e sequenciar genomas completos de mais de 200 vírus de interesse em saúde pública, incluindo SARS-CoV-2, influenza, hepatites, arbovírus e poliovírus. Diferentemente da metagenômica, o VSP permite identificar numa única rodada um grande número de vírus, aumentando a sensibilidade da detecção viral. A metodologia de captura híbrida garante cobertura uniforme, mesmo em amostras com baixa carga viral, permitindo identificar variantes e mutações com maior precisão.
A programação do treinamento incluiu atividades em auditório e práticas em laboratório e de bioinformática, abordando desde fundamentos do Sequenciamento de Nova Geração (NGS) até análises avançadas de dados. Após o treinamento, as tecnologias serão implantadas no IEC e os participantes estarão capacitados a aplicar o VSP e o ViralFlow em diversos contextos, como vigilância de surtos, monitoramento de variantes virais e pesquisas epidemiológicas, contribuindo significativamente para a saúde pública.
