Notícias
IEC realiza workshop para construção de prioridades de pesquisa
O Instituto Evandro Chagas (IEC) promoveu, nos dias 18 e 19 de agosto de 2025, em Ananindeua (PA), o Workshop de Construção de Prioridades de Pesquisa. A oficina, ministrada pela Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços (CGDEP/DAEVS/SVSA/MS), reuniu pesquisadores, tecnologistas e especialista para identificar lacunas estratégicas de investigação e definir linhas prioritárias de pesquisa da instituição. O resultado do processo será um documento consolidado que servirá de referência para a comunidade científica e para a formulação de futuros editais.

- Lívia Caricio destaca relevância do Workshop na definição de prioridades para a elaboração de editais alinhados às diretrizes do Governo Federal e às necessidades da SVSA/MS

- Pesquisadores do IEC foram divididos em grupos de trabalho para a realização das atividades práticas
A programação do evento, que também contou com a participação da Coordenação Geral de Fomento à Pesquisa em Saúde do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde do Ministério da Saúde (GFPS/DECIT/SECTICS/MS), contemplou discussões sobre modalidades de fomento a pesquisas para o SUS, metodologias para identificação de lacunas de evidências e estratégias de qualificação de perguntas de pesquisa.

- Documento resultante do evento visa também contribuir para ampliar as oportunidades de captação de recursos e financiamentos externos

- Um dos objetivos do Workshop é incluir o IEC em todas as ações da SVSA/MS, respeitando suas especificidades
Durante as atividades práticas, os grupos de trabalho aplicaram a metodologia Combined Approach Matrix (CAM), já utilizada pelo Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS), para construir e priorizar propostas. Cada grupo definiu até três temas de pesquisa, que serão reunidos no relatório final.
Segundo a diretora do IEC, Lívia Caricio, o workshop fortalece a atuação científica da instituição e garante alinhamento estratégico com as políticas nacionais. “É de extrema relevância definir prioridades para que possamos elaborar editais alinhados às diretrizes do Governo Federal e às necessidades da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente no sentido de melhor atender à população”, destacou.
Para Vivian Gonçalves, coordenadora-geral da CGDEP/DAEVS/SVSA/MS, o encontro reforça a integração entre monitoramento e organização das demandas de pesquisa. “Nosso objetivo é incluir o IEC em todas as ações da Secretaria, respeitando suas especificidades e assegurando que suas prioridades estejam contempladas no cenário nacional”, afirmou.

- Vivian Gonçalves (CGDEP/DAEVS/SVSA/MS) afirma que o encontro reforça a integração entre monitoramento e organização das demandas de pesquisa
O documento resultante orientará pesquisas futuras, otimizará o uso de recursos em áreas de maior impacto e apoiará o diálogo com o Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT/SECTICS/MS), fortalecendo a integração entre ciência, desenvolvimento tecnológico, saúde pública e gestão estratégica. “A Assessoria Científica do IEC tem a satisfação de contribuir para a realização desse workshop, que marca um importante passo na definição das linhas prioritárias de pesquisa da instituição”, afirma Giselle Rachid, Assessora Científica do IEC. “Por meio da articulação e organização com a CGDEP/DAEVS/SVSA/MS e outras instituições afins, estamos trabalhando para garantir que as pesquisas desenvolvidas no IEC estejam alinhadas às demandas estratégicas nacionais, além das próprias necessidades da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. O documento resultante desse workshop visa também contribuir para ampliar as oportunidades de captação de recursos e financiamentos externos. Estamos comprometidos em fortalecer a atuação científica do IEC e em apoiar iniciativas para a integração entre ciência, saúde pública e gestão estratégica." finalizou Giselle.
