Notícias
Equidade
IEC realiza evento sobre diversidade equidade e inclusão
Nos dias 25 e 26 de junho, o Instituto Evandro Chagas promoveu, por meio do Serviço de Gestão Técnica e Administrativa (SEGAD/IEC/SVSA/MS) e Setor de Saúde do Trabalhador (SESAT/SEGEP/IEC/SVSA/MS), com apoio do Centro Nacional de Primatas (CENP/SVSA/MS), o evento “Diálogos Sobre Diversidade, Equidade e Inclusão: Caminhos para uma Sociedade Justa e Sustentável”.
O evento, que faz parte do Plano de Integridade do Instituto Evandro Chagas, teve como objetivo promover a ética e o respeito absoluto à diversidade, além de estimular uma cultura inclusiva dentro da instituição, com foco na construção de uma sociedade mais justa, acolhedora e sustentável para todos.
A diretora do IEC, Lívia Caricio, lembra que apesar da maioria dos gestores do IEC serem mulheres é necessário melhorar as políticas de inclusão na instituição.
“Precisamos criar políticas na nossa instituição que venham a favorecer para que alguns grupos tenham as mesmas oportunidades que os grupos majoritários”, ressaltou a diretora durante sua fala na mesa de abertura, que também contou com a presença do chefe da Seção de Pesquisa em Primatas do CENP, José Muniz.
Durante a cerimônia de abertura, Lívia Caricio assinou simbolicamente a portaria IEC nº 116, de 23 de junho de 2025, que institui, no âmbito do IEC, a Comissão de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Pessoas com Deficiência. A Comissão, de caráter consultivo, foi instituída com a finalidade de apoiar a Direção, as Assessorias e as Unidades Administrativas na promoção de ações afirmativas, em consonância as políticas de equidade e diversidade do Ministério da Saúde. A Portaria está disponível do Boletim de Serviço, nº 26, ano 40 de 30 de junho de 2025.
A programação seguiu com a palestra “Pluralidade e Inclusão no Serviço Público”, ministrada pela assessora técnica do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (DVSAT/SVSA/MS), Ana Sanches.
Mais tarde, aconteceu a mesa redonda “Gênero e Sexualidade na Contemporaneidade: Desafios e Perspectivas por um Futuro Inclusivo”, com a presença do assessor técnico da Seção de Transparência e Conformidade Normativa (SETCN/IEC/SVSA/MS), Igor Santos; da professora de Direito da Faculdade Estácio do Pará, Saada Zouair; e da presidente da Associação de Mulheres de Carreira Jurídica do Pará (ABMC/PA), Natasha Vasconcelos. A mesa foi mediada pelo assessor técnico do SEGAD/IEC, Nelson Faro.

- Participantes da mesa Gênero e Sexualidade na Contemporaneidade: Desafios e Perspectivas por um Futuro Inclusivo
Encerrando o primeiro dia, ocorreu a mesa redonda “Racismo Estrutural: como o racismo se manifesta nas instituições e vida cotidiana”, com a presença do advogado e especialista em cultura afro-brasileira, Peter Valente; do historiador e mestre em Antropologia, Paulo Cardeal; do doutor e mestre em Direito, Adrian Silva; e de Ana Sanches, como mediadora.
Neurodivergência e pessoas com deficiência física
No segundo dia, o Setor de Saúde do Trabalho do IEC coordenou os trabalhos com dinâmicas relacionadas à importância da empatia. A programação contou com a mesa redonda “Vivências e Vozes”, que teve a participação do técnico em pesquisa da Seção de Epidemiologia (SEEPI/IEC/SVSA/MS), Edvaldo Penha; do assistente técnico de gestão do SESAT/IEC, Rosireno Pureza e da chefe do SESAT/IEC, Jocilene Della Casa. A mediação foi realizada pela psicóloga do SESAT/IEC, Risalva Mendes.
Ao final do evento, os participantes foram divididos em quatro grupos de trabalhos para entregarem propostas de ações de inclusão no IEC para a recém criada Comissão de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Pessoas com Deficiência.




