Notícias
IEC realiza evento de acolhida para novos bolsistas do PIBIC
O Instituto Evandro Chagas (IEC/SVSA/MS) promoveu, na manhã do dia 15 de outubro, o Encontro de Acolhida dos Novos Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/IEC-CENP). O evento, realizado no Auditório do Bloco Central, reuniu 64 estudantes que iniciam suas atividades de pesquisa científica nas diversas seções do Instituto e do Centro Nacional de Primatas (CENP) — sendo 50 bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e 14 da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA).

- Encontro teve como objetivo apresentar a estrutura do programa e reforçar o compromisso dos estudantes com a pesquisa científica
A abertura contou com a presença da diretora do IEC, Lívia Caricio, e das pesquisadoras Patrícia Ramos e Taciana Coelho, atual e futura condutora do PIBIC/IEC, respectivamente. Em sua fala, a diretora destacou a importância da iniciação científica como espaço de formação e contribuição para a missão institucional do IEC:
“Nós temos uma grande diversidade de temas sendo estudados aqui, e cada um de vocês está contribuindo não apenas para o fortalecimento do Instituto, mas também para a melhoria da saúde das pessoas, que é a nossa missão. O IEC oferece a vocês um ambiente de aprendizado com técnicas e tecnologias de ponta — um verdadeiro mundo de oportunidades. Mas o resultado dessa experiência depende do quanto vocês se dedicarem. Quanto mais empenho colocarem no trabalho, mais irão crescer e contribuir para a sociedade”, afirmou Lívia Caricio.

- Diretora do IEC, Lívia Caricio, destacou a importância da iniciação científica para a formação dos bolsistas
A condutora do PIBIC, Patrícia Ramos, ressaltou que o encontro teve como objetivo apresentar a estrutura do programa e reforçar o compromisso dos bolsistas com a pesquisa científica.
“Apresentamos a equipe e o regimento do PIBIC, reforçando a importância de integrar o programa, que servirá como base para a formação científica e profissional dos bolsistas. Também destacamos a responsabilidade e o envolvimento exigidos nessa jornada, além das competências que serão desenvolvidas ao longo do processo. No encerramento do ciclo, cada aluno terá a oportunidade de apresentar os resultados de sua pesquisa, compartilhando experiências com a comunidade científica”, destacou.
Durante a programação, os novos bolsistas receberam informações sobre o funcionamento do programa, calendário de atividades e orientações sobre o desenvolvimento dos projetos de pesquisa. Ao longo do período de vigência da bolsa, eles irão realizar atividades de segunda a sexta-feira, com carga horária semanal de 20 horas.
Um dos destaques do encontro foi a palestra “IEC Ontem e Hoje”, apresentada pela servidora do Museu do IEC (MEV/SECMI), Cláudia Santos, que compartilhou com os participantes a história do pesquisador Evandro Chagas, bem como a trajetória da instituição e sua relevância histórica e científica no campo da saúde pública.
