Notícias
IEC realiza capacitação em Gestão de Riscos para fortalecer governança institucional
O Instituto Evandro Chagas (IEC), vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS), promoveu nos dias 8 e 9 de outubro o evento de Capacitação em Gestão de Riscos, realizado no Auditório da Seção de Hepatologia (SEHEP/IEC), no campus de Ananindeua (PA).
Voltada a servidores e membros da Comissão Interna de Gestão de Riscos (CIGR/IEC), a oficina teve o objetivo de capacitar os participantes quanto às etapas, metodologias e instrumentos necessários à implementação da Gestão de Riscos na instituição. A ação integra as estratégias da SVSA/MS para fortalecer a governança pública, aprimorar os controles internos e consolidar a cultura de integridade no âmbito do Ministério da Saúde.

- Objetivo foi capacitar os participantes quanto às etapas, metodologias e instrumentos necessários à implementação da Gestão de Riscos no IEC
A programação incluiu exposições teóricas e atividades práticas conduzidas por especialistas da Coordenação Setorial de Gestão de Riscos e Integridade (CORISC/GAB/SVSA/MS). Entre os facilitadores estavam a coordenadora setorial da CORISC, Ariadne Gisele Muniz Bonvino, e os consultores Bruna Fernanda do Espírito Santo, Iara Pereira e Ronny Peterson Filho.

- Especialistas da Coordenação Setorial de Gestão de Riscos e Integridade (CORISC/GAB/SVSA/MS) conduziram atividades da oficina
Compromisso institucional
Durante a abertura do evento, a assessora técnica especializada da direção do IEC, Giselle Rachid, que representou a diretora do Instituto, Lívia Caricio, destacou a importância da consolidação da gestão de riscos como uma prática institucional estratégica. “Esse processo representa um momento ímpar para o IEC, pois reflete um esforço contínuo de aprimoramento da governança e de fortalecimento da cultura de integridade. Desde 2017, a instituição vem se estruturando com ações concretas para identificar, mitigar e sanar riscos, alinhando-se às diretrizes da SVSA e às políticas nacionais do Ministério da Saúde. Agora, com a implementação da gestão de riscos e a designação de gestores para cada processo prioritário, damos um passo importante para tornar esse trabalho permanente e sustentável”, afirmou.

- Giselle Rachid destacou a importância da consolidação da gestão de riscos como uma prática institucional estratégica
Gestão estruturada
A implementação da gestão de riscos do IEC foi oficializada por meio do Ofício nº 118/2025/IEC/SEGAD/IEC/SVSA/MS, que também tratou sobre a aprovação do Plano de Gestão de Riscos (PGR) da instituição. O documento apresenta os processos prioritários alinhados às atividades finalísticas de Pesquisa, Vigilância, Ensino e Inovação, bem como temas transversais como governança, orçamento, tecnologia da informação e integridade. Cada processo conta com um gestor responsável por seu monitoramento e pelas ações de mitigação de riscos previstas para o biênio 2025-2027.