Notícias
IEC promove evento sobre saúde mental no trabalho durante campanha Janeiro Branco
O Instituto Evandro Chagas (IEC), em parceria com o Centro Nacional de Primatas (CENP), realizou o evento Janeiro Branco, voltado à conscientização sobre a saúde mental no ambiente de trabalho. A atividade contou com a participação de servidores e colaboradores das duas instituições no auditório do CENP, com uma programação que incluiu palestras, dinâmicas e debates sobre o tema.
O destaque do evento foi a palestra Saúde Mental no Ambiente de Trabalho: Prevenção e Cuidado, ministrada pela psicóloga e doutora em Desenvolvimento Socioambiental, Laura Nogueira, tecnologista da Fundacentro. Durante sua apresentação, ela abordou tópicos como a relação entre saúde mental e trabalho, estratégias para manter o equilíbrio emocional e formas de prevenção de transtornos psicológicos.
A psicóloga também alertou sobre os riscos do uso indiscriminado de medicamentos para tratar questões emocionais. “A medicação pode ser útil, mas precisa de acompanhamento médico. Nem tudo precisa ser tratado com remédios. Existem outros recursos e técnicas, como ioga e mindfulness, por exemplo”, ressaltou.
A chefe da Seção de Gabinete do IEC, Olga Neta, representou a direção do instituto e destacou a importância da iniciativa. "Fomentar debates sobre saúde mental no trabalho é essencial para reduzir o estigma que ainda cerca as doenças emocionais. É uma satisfação integrar uma instituição que se preocupa com um tema tão importante como esse”, afirmou.
Além da palestra, a programação incluiu uma dinâmica de meditação realizada por Potira Silva, servidora do CENP e instrutora de ioga, e uma atividade interativa conduzida por Risalva Macedo do Setor de Saúde do Trabalhador (SESAT/IEC). Jocilene Dellacasa, chefe do SESAT/IEC, e Gisele Oliveira, psicóloga do CENP, também falaram sobre as ações institucionais voltadas ao bem-estar dos trabalhadores.
Sobre a campanha
Criada em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão, a campanha Janeiro Branco busca promover a conscientização sobre a importância da saúde mental e emocional. A escolha do mês de janeiro está associada ao simbolismo de recomeço e reflexão. Dados recentes apontam que o Brasil lidera o ranking mundial de transtornos de ansiedade, afetando 9,3% da população – cerca de 18 milhões de brasileiros.
Com informações do Portal Gov.br




