Notícias
CAPACITAÇÃO EM BIOSSEGURANÇA
IEC participa de capacitação avançada em biossegurança e bioproteção
Foto Divulgação
O Instituto Evandro Chagas (IEC), instituição vinculada à Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS), participou, com uma comitiva de seis colaboradores, da “Capacitação Avançada em Biossegurança e Bioproteção para Projetistas de Ambientes de Alta Contenção”. Promovido pela Sociedade Brasileira de Biossegurança e Bioproteção (SB3), o treinamento foi realizado em Brasília, na sede da Escola Superior de Defesa (ESD), ligada ao Ministério da Defesa (MD), entre os dias 12 e 16 de maio.
O curso teve como principal objetivo qualificar profissionais para atuarem na concepção de projetos voltados a ambientes de alta contenção biológica, como os laboratórios NB3/NBA3 da Seção de Arbovirologia e Febres Hemorrágicas (SEARB/IEC). A capacitação fortalece a atuação do IEC em áreas críticas da saúde pública, promovendo maior segurança para profissionais, o meio ambiente e a sociedade.
Segundo a chefe da SEARB/IEC, Lívia Casseb, o Instituto desempenha papel estratégico na gestão, operação e manutenção dos laboratórios de alta contenção. “Tivemos a participação voluntária de diversos atores, o que demonstra o compromisso do IEC com a qualificação de suas equipes para atender às demandas específicas dos laboratórios de alta contenção”, destacou.
Para o analista em biossegurança Fernando Molento, a participação do IEC no evento representa um importante avanço institucional. “A expectativa é fortalecer a capacidade do Instituto em responder a demandas operacionais de sua estrutura biocontida, além de ampliar a expertise da equipe técnica no assessoramento de novos projetos laboratoriais tanto no âmbito do IEC quanto do Ministério da Saúde”, afirmou.
Com iniciativas como essa, o Instituto Evandro Chagas reafirma seu compromisso com a excelência científica e com a segurança nas práticas laboratoriais de alta complexidade.