Notícias
IEC NA COP 30
IEC NA COP 30: Conheça as ações do Instituto referência em saúde pública durante a Conferência do Clima em Belém
O Instituto Evandro Chagas (IEC), órgão vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS), realizará diversas ações durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém (PA). A instituição executará um conjunto de atividades estratégicas que reforçam seu compromisso com a ciência, a cultura e a proteção da saúde pública diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.
Espaço na GreenZone
Considerada um dos principais palcos de debate da COP30, a GreenZone contará com um espaço institucional exclusivo do Instituto Evandro Chagas. Com programação diária dedicada a traduzir evidências científicas em soluções concretas para serviços de saúde resilientes à crise climática, mas também para debates de alto nível sobre a interface clima-saúde e suas implicações. Concebido como espaço de convergência entre pesquisadores, gestores, comunidades tradicionais, sociedade civil e parceiros nacionais e internacionais, o pavilhão do IEC apresentará resultados de pesquisa, iniciativas de vigilância e experiências de inovação que fortalecem o SUS na Amazônia e apontam caminhos para a mitigação e adaptação em saúde diante das mudanças do clima.
Ao longo das duas semanas, o público poderá acompanhar painéis, palestras, rodas de conversa e entrevistas ao vivo com convidados, tudo com transmissão pelo canal do IEC no YouTube (https://www.youtube.com/@InstitutoEvandroChagas). A grade contempla, entre outros temas, enfrentamento às arboviroses na era climática, atenção primária à saúde e sistemas de saúde resilientes, biodiversidade e saberes tradicionais, saúde reprodutiva e rastreamento do câncer do colo do útero, saneamento em territórios indígenas e justiça socioambiental — recortes que dialogam com a realidade amazônica e com o papel histórico do IEC na produção de conhecimento para políticas públicas.
Estão previstos ainda diálogos com convidados da Gestão Federal e parceiros internacionais, com os enviados especiais da presidência da COP, além de sessões “Pergunte ao Cientista”, que aproximam o público de pesquisadoras e pesquisadores do IEC e de outras instituições.
No dia 13 de novembro, quando a COP30 organiza o “Dia da Saúde”, a programação ganha fôlego especial com debates sobre governança, financiamento e evidências para a implementação de serviços de saúde mais robustos, integrados ao território e atentos às vulnerabilidades de populações indígenas, ribeirinhas e urbanas. A agenda inclui ainda conversas sobre gênero, proteção de mulheres da floresta e racismo ambiental, ressaltando a dimensão da justiça climática na formulação de políticas.
Com auditório, ambientação expositiva e infraestrutura técnica para transmissão e gravação, o estande do IEC foi desenhado para receber público e parceiros, servindo como vitrine das entregas do IEC e de outras áreas do Ministério da Saúde em clima e saúde e como ponto de encontro para formulação conjunta de soluções. A proposta se alinha ao objetivo do instituto de produzir, disseminar e divulgar conhecimento e tecnologias que subsidiem as decisões do poder público, especialmente em um território crítico para o equilíbrio climático global como a Amazônia.
Para acessar a programação completa do estande do IEC na GreenZone da COP30, acesse: https://bit.ly/3JLf703
Inauguração do Museu do IEC
Entre os destaques está a inauguração do Museu do Instituto Evandro Chagas (MEV/IEC), no casarão histórico da Avenida Almirante Barroso, em Belém. O evento contará com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e de diversas outras autoridades. O espaço, que integra o legado estrutural do Ministério da Saúde no contexto da COP30, tem como missão ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento científico, valorizando a trajetória quase centenária do IEC e sua contribuição à saúde pública no Brasil e na Amazônia.
O museu abrirá com sete exposições, sendo quatro institucionais — “IEC: Ontem e Hoje”, “Joias da arquitetura do Casarão do IEC”, “O que o olho não vê: o invisível revelado pela microscopia IEC” e “Ciência & Fotografia” — e três de instituições parceiras, incluindo “Cientistas e Instituições Científicas e Tecnológicas da/na Amazônia (1822–2022)” (UEPA), “Baba Loduncyne Tayandô – Memória em Arte” (UFPA) e “Constelações Femininas: mulheres que iluminam a Ciência” (UEPA).
Na ocasião, também será lançado o dossiê temático “Saúde e Meio Ambiente na Pan-Amazônia: Ciência, Território e Resistência em Tempos de Crise Climática”, da Revista Pan-Amazônica de Saúde (RPAS), que reforça o papel da ciência amazônica nas discussões sobre sustentabilidade e justiça climática.
Fortalecimento da Vigilância
Como parte de sua atuação institucional na COP30, o IEC também publicou dois documentos estratégicos elaborados pelo Grupo de Trabalho GT-COP30, coordenado pela Assessoria Científica da Direção, sob liderança da pesquisadora, Giselle Rachid Viana, e da chefe de gabinete, Olga Pereira Neta: o “Plano de Contingência do IEC para a COP30” e o “Plano de Gestão de Riscos e Resposta a Emergências Relacionadas a Patógenos de Alta Consequência”.
Os planos estabelecem diretrizes de atuação preventiva e protocolos de resposta a possíveis emergências em saúde pública, com foco na biossegurança e na vigilância epidemiológica. Entre os cenários, previstos estão surtos infecciosos, eventos de massa e riscos ambientais relacionados à concentração de pessoas durante a conferência.
O Plano de Contingência do IEC estabelece fluxos operacionais, ações de monitoramento, protocolos laboratoriais e estratégias de comunicação de risco. Alinhado ao Plano Diretor Institucional 2024, ao Manual de Orientações Institucionais do IEC (2023), ao Balanço do PEI 2025–2027, bem como aos referenciais da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e do Ministério da Saúde, o plano traduz o compromisso institucional com a vigilância em saúde integrada, a ciência aplicada e a atuação técnico operacional diante de cenários críticos.
Já o Plano de Gestão de Riscos e Resposta a Emergências Relacionadas a Patógenos de Alta Consequência é voltado à preparação e resposta frente a possíveis ameaças infecciosas durante o evento, como arboviroses, doenças respiratórias e zoonoses virais de alta letalidade. O documento integra diretrizes da OMS, do Ministério da Saúde (SVSA/DEMSP) e dos planos estaduais QBRN, adaptadas ao contexto do IEC como laboratório de referência nacional NB3.
Atuação alinhada ao MS
As ações do GT-COP30/IEC envolvem governança institucional, vigilância epidemiológica, resposta laboratorial, capacitação de equipes, integração ao Centro Integrado de Operações Conjuntas em Saúde – CIOCS, além de articulação com órgãos estaduais e municipais de saúde e com organismos internacionais, como a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS). As atividades estão sendo realizadas em consonância com os eixos técnicos do Ministério da Saúde, com foco em vigilância, diagnóstico, preparação e resposta a emergências em saúde pública.
Núcleo de Orientação ao Viajante: atenção preventiva e pesquisa
Outra iniciativa em destaque é a criação do Núcleo de Orientação ao Viajante (NOV), resultado de parceria entre o IEC e o Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa). O núcleo tem o objetivo de oferecer atendimento gratuito de orientação pré-viagem a brasileiros e estrangeiros, com foco na prevenção de doenças transmissíveis e na educação em saúde. A ideia é reduzir o adoecimento durante as viagens às áreas de risco, especialmente aquelas cujo destino apresenta baixa cobertura de saneamento básico.
O serviço funciona às sextas-feiras, das 13h às 17h, no Centro de Especialidades Médicas do Cesupa (Cemec), localizado na Avenida Governador José Malcher, em Belém, e é coordenado pela médica infectologista e pesquisadora do IEC, Dra. Tânia Chaves. A iniciativa fortalece a vigilância em saúde e o cumprimento do Regulamento Sanitário Internacional (RSI - 2025), atuando de forma integrada à estratégia nacional de preparação para a COP30.