Notícias
IEC leva contribuições da ciência amazônica diretamente ao presidente da República
A diretora do Instituto Evandro Chagas (IEC), Lívia Caricio Martins, participou, nesta quinta-feira (4), da 6ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o “Conselhão”, realizada no Palácio Itamaraty, em Brasília, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Aproveitando a programação dedicada, entre outros temas, ao balanço da COP30, a programação contou com a entrega ao presidente Lula da publicação “Contribuições da Comunidade Científica e Tecnológica da Amazônia para a Presidência da COP30 (2025–2030)”, documento que sintetiza propostas de universidades, institutos de ciência e tecnologia e instituições de pesquisa da região para orientar políticas climáticas e de desenvolvimento sustentável no país.
Na ocasião, Lívia reforçou o papel do IEC como instituição estratégica para pensar a interface entre clima, saúde e Amazônia, em sintonia com a agenda de transformação ecológica defendida pelo governo federal.

- A diretora do IEC, Lívia Caricio, o vice-presidente, Geraldo Alckmin; Olavo Noleto e Raimunda Monteiro do CDESS e os representantes da comunidade científica da Amazônia.
Os representantes da comunidade científica da Amazônia que participaram da entrega simbólica incluíram diversas lideranças como a Ministra Luciana Santos e o Ministro Camilo Santana, que deram apoio; Raimunda Monteiro, secretária executiva adjunta do CEDSS, que coordenou o trabalho. O setor acadêmico foi representado por reitores como Gilmar Pereira (UFPA), Francisco Ribeiro (Unifesspa e presidente da ANDIFES Norte), Tanara Lauschner (UFAM), e Ilma Pastana (Reitora em exercício da UEPA). Também participaram da entrega o Diretor do Museu Paraense Emílio Goeldi, Nilson Gabas, a Diretora da Fiocruz da Amazonas, Stefanie Lopes, e a diretora executiva de negócios da Embrapa, Ana Euler.
Publicação reúne contribuições de 76 instituições de ciência e tecnologia da Amazônia
A publicação entregue ao presidente é fruto do “Encontro da Comunidade Científica e Tecnológica da Amazônia com a Presidência da COP30”, realizado nos dias 19 e 20 de agosto e promovido pela Secretaria de Relações Institucionais, por meio do CDESS, em parceria com universidades, institutos federais e instituições de pesquisa da região.
O documento consolida colaborações de 76 instituições de ensino, pesquisa e inovação da Amazônia, organizadas em seis eixos temáticos e trinta objetivos alinhados à Agenda de Ação do Brasil e às Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC), com foco em transição energética, bioeconomia, cidades amazônicas, agricultura de baixa emissão e proteção de povos e territórios.
Entre os responsáveis pela organização editorial do livro estão o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), com apoio de instituições como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), a Embrapa e o próprio Instituto Evandro Chagas, que participam da coordenação e sistematização das contribuições da ciência amazônica para a COP30.
Ao chegar às mãos do presidente Lula, o material reforça a mensagem central do livro: a ciência produzida na Amazônia, articulada aos saberes locais e sustentada por investimentos contínuos, é um dos caminhos mais seguros para enfrentar a crise climática e construir um futuro sustentável para a região, o Brasil e o planeta.
Acesse a publicação em Português
Fotos:
Ricardo Stuckert / PR
Gil Ferreira/ SRI-PR


