Notícias
IEC fortalece parceria em visita técnica à Bio-Manguinhos/Fiocruz no Rio de Janeiro
O Instituto Evandro Chagas (IEC/SVSA/MS), representado por sua diretora, Lívia Caricio, e servidores do Serviço de Gestão de Pessoas (SEGEP) e de nove seções científicas, participou de uma programação de reuniões e visita técnica na sede de Bio-Manguinhos, unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, entre os dias 12 e 15 de fevereiro de 2025. O objetivo da visita foi aprofundar as tratativas interinstitucionais no campo de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), com ênfase no apoio à vigilância e ao ensino, além de promover a produção e disseminação de conhecimentos científicos e inovações tecnológicas.
Lívia Caricio destacou a importância da visita: “Essa experiência foi essencial para estreitar os laços entre o IEC e a Fiocruz, abrindo novos caminhos para projetos colaborativos que contribuirão significativamente para a saúde pública brasileira. Estamos entusiasmados com as perspectivas de inovação e avanço tecnológico que surgiram durante este encontro”.
A agenda incluiu reuniões estratégicas para discutir o status do plano de trabalho conjunto, avanços em ferramentas diagnósticas e o fortalecimento da cooperação técnica entre as instituições. Durante as apresentações, foram abordados temas como o desenvolvimento de ensaios sorológicos e moleculares, linhas de produção de kits diagnósticos e processos de controle de qualidade.
A assessora técnica especializada da direção do IEC, Giselle Rachid Viana, que também integrou a comitiva, ressaltou o propósito central da visita: “Buscamos reforçar a parceria interinstitucional entre IEC e Bio-Manguinhos/Fiocruz, com foco no desenvolvimento conjunto de ferramentas diagnósticas e biofármacos, além de promover a pesquisa clínica em áreas essenciais para a saúde pública na Amazônia. Durante a visita, alinhamos papéis e responsabilidades no plano de trabalho conjunto, permitindo uma colaboração mais eficaz e efetiva no enfrentamento de doenças endêmicas que afetam a nossa região Amazônica”.

- Agenda da comitiva do IEC incluiu reuniões estratégicas para discutir o status do plano de trabalho conjunto
Segundo Giselle, a articulação entre IEC e Bio-Manguinhos/Fiocruz não só otimiza recursos, mas também potencializa as respostas aos desafios epidemiológicos atuais, contribuindo para impactar positivamente na formulação das políticas de saúde do Ministério da Saúde. Como desdobramento da visita, já estão previstos novos encontros e encaminhamentos para fortalecer a cooperação entre as instituições.
A comitiva do IEC, composta por 15 servidores, visitou os laboratórios de Testes Sorológicos, Prototipagem de Reativos para Diagnóstico e Kits Moleculares, além do Departamento de Produção de Reativos, conhecendo de perto o fluxo de trabalho e as inovações tecnológicas implementadas em Bio-Manguinhos.
