Notícias
Residência Veterinária
IEC e CENP promovem acolhida para residentes do Programa de Saúde Animal Integrado à Saúde Pública
Foto: ASCOM/CENP
O Instituto Evandro Chagas (IEC) e o Centro Nacional de Primatas (CENP), vinculados à Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS), realizaram, no último dia 18 de março, a cerimônia de acolhimento da primeira turma do Programa de Residência Uniprofissional em Saúde Animal Integrado à Saúde Pública. O evento aconteceu no auditório do CENP.
A coordenadora do programa, Liliane Carneiro, destacou a importância do momento para a ambientação dos novos profissionais.
“Nosso principal objetivo foi oferecer um acolhimento que transmitisse segurança aos residentes, que enfrentarão uma rotina intensa nos próximos 24 meses. Esta foi uma oportunidade para que conhecessem a estrutura do programa e toda a equipe envolvida: docentes, tutores, preceptores e a coordenação”, afirmou.
As atividades práticas do Programa de Residência serão realizadas no IEC e CENP, e em instituições parceiras, proporcionando uma formação ampla, integrada e alinhada às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Os locais de atuação incluem:
No Instituto Evandro Chagas (IEC):
- Seção de Arbovirologia e Febres Hemorrágicas (SEARB);
- Seção de Meio Ambiente (SEAMB).
No Centro Nacional de Primatas (CENP):
- Seção de Manejo de Primatas (SEMAP);
- Seção de Medicina Veterinária (SEMEV);
- Seção de Pesquisa com Primatas (SEPEP);
- Seção de Laboratório (SELAB);
- Seção de Ecologia e Meio Ambiente (SEEMA).
Na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA):
- Centro de Triagem de Animais Silvestres (UFRA).
Na Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará – SESPA:
- Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS).
Sobre o Programa
O Programa de Residência Uniprofissional em Saúde Animal Integrado à Saúde Pública teve seu processo de autorização iniciado em 2019. Em 2024, foi contemplado com quatro bolsas por meio do Edital nº 3, de 6 de novembro de 2024, do Ministério da Saúde.
A iniciativa tem como objetivo formar especialistas em áreas estratégicas e prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas de saúde e atendendo às demandas regionais com foco na integração entre saúde animal e saúde pública.
