Notícias
Vigilância em Saúde
IEC doa microscópio para a Prefeitura de Marituba (PA)
Foto: Francisco Souza
O Instituto Evandro Chagas (IEC/SVSA/MS) realizou, no dia 14/05, a doação de um microscópio binocular ao município de Marituba (PA). O equipamento era operado pelo Laboratório de Malária da Seção de Parasitologia (MALAB/SEPAR/IEC). A doação fortalece as ações de diagnóstico de doenças como Malária e Doença de Chagas.
A diretora do IEC/SVSA/MS, Lívia Caricio, ressalta que a entrega do microscópio, além de contribuir com a vigilância ativa, ajuda na promoção das ações de tratamento e promoção à saúde da população.
“O Instituto Evandro Chagas, como órgão da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, atua constantemente, em parceria com as áreas de saúde dos municípios e dos estados, na construção de uma rede fortalecida em prol da saúde da população. Por isso, foi um grande prazer realizar a doação deste equipamento, que contribuirá para o diagnóstico de doenças muito presentes em nossa região”, explica a diretora.
A Secretária de Saúde do Município de Marituba (SESAU/Marituba), Victoria Moura, esteve presente no ato da doação, junto com o Diretor de Vigilância Sanitária de Marituba, Wilker Silva, e a Coordenadora de Doença de Chagas e Malária do município, Roseane Freitas. Victoria ressaltou que a parceria com o IEC e o Ministério da Saúde fortalece ainda mais a rede de vigilância, especialmente com a proximidade de realização da COP 30 - Conferência das Partes para a Mudança do Clima, no mês de novembro, em Belém.
“Nós temos um evento em massa para acontecer no final do ano e por isso devemos nos preparar, enquanto equipe de vigilância em saúde, assim como o monitoramento das patologias que ocorrem atualmente no município, e ainda, fortalecer os nossos vínculos enquanto região metropolitana (de Belém)”, esclareceu a secretária.
A assessora Técnico-Científica da direção do IEC/SVSA/MS, Giselle Rachid Viana, foi uma das responsáveis pela articulação da doação e ressalta que a interface das ações de vigilância entre Governo Federal, Estados e Municípios contribui diretamente para melhorar a saúde da população, no que se refere às endemias que ainda estão presentes nos territórios da região amazônica.
“Essa ação e esse olhar coeso entre nossas equipes fortalecem o nosso SUS, compreendendo as responsabilidades de cada um dos atores sociais, e isso também contribui para a realização de ações de inovação e desenvolvimento tecnológico que atingem diretamente o bem-estar da nossa população”, conclui a assessora.
