Notícias
Saiba mais sobre o VI Curso de Viroses Oncogênicas
O Instituto Evandro Chagas (IEC), por meio da Seção de Ensino e Informação Científica (SEEIC) e da Seção de Virologia (SEVIR), divulgou o início do período de inscrições para a VI Edição do Curso de Viroses Oncogênicas. Este ano o tema do evento será “A Oncovirologia Humana no contexto atual do SUS – um tributo a Harald zur Hausen 1936-2023”.
O curso, voltado para alunos de graduação das áreas de Ciências Biológicas e Ciências da Saúde que estejam regularmente matriculados em instituições de ensino superior, será realizado no período de 24 a 28 de novembro, no auditório do Centro Nacional de Primatas (CENP). Serão ofertadas 90 vagas para o conteúdo teórico e 10 vagas para as atividades teórico-práticas.
Os interessados devem se inscrever por meio do formulário eletrônico informado no edital, no período compreendido entre 08h00min do dia 03 de outubro de 2025 até às 23h59min do dia 13 de outubro de 2025, horário local.
O processo de seleção será dividido em três etapas: homologação de inscrições (caráter eliminatório); avaliação do Curriculum Lattes (caráter eliminatório e classificatório) e a avaliação da carta de intenções (apenas para alunos que optarem pelo curso teórico-prático).
Sobre o Curso:
O VI Curso de Viroses Oncogênicas, organizado pelo Laboratório de Vírus de Ciclo Latente e pelo Laboratório de Papilomavírus e Retrovírus da SEVIR, tem como objetivo transferir conhecimento, atualizar e discutir temas relevantes sobre vírus oncogênicos, contribuindo para esclarecer a relação entre infecções persistentes e o desenvolvimento do câncer.
No Brasil, o câncer representa um dos principais desafios de saúde pública. Estima-se que cerca de 20% dos casos estejam associados a agentes infecciosos, como o Epstein-Barr (EBV), os vírus das hepatites B e C (HBV e HCV), o Herpesvírus 8 (HHV-8), o Papilomavírus Humano (HPV) e o Vírus Linfotrópico de Células T Humanas (HTLV).
Sobre Harald zur Hausen (1936–2023):
Foi um médico e virologista alemão reconhecido mundialmente por suas pesquisas pioneiras que estabeleceram a relação entre o papilomavírus humano (HPV) e o câncer do colo do útero. Seu trabalho revolucionou a compreensão da oncogênese viral e abriu caminho para o desenvolvimento das vacinas contra o HPV, consideradas uma das maiores conquistas da medicina preventiva contemporânea. Laureado com o Prêmio Nobel de Medicina em 2008, sua contribuição científica o transformou em uma das figuras mais influentes da virologia e da saúde pública.
Inscrições Encerradas
Chamada Pública nº 06/2025 - VI Curso de Viroses Oncogênicas.
Anexo I - Autodeclaração Étnico-Racial
Programação VI Curso de Viroses Oncogênicas
16/10/2025 - Inscrições Homologadas Preliminar
16/10/2025 - Formulário para Recursos
27/10/2025 - Resultado Final da Chamada Pública
.