Notícias
IEC debate conflito de interesses e abuso de poder
O Instituto Evandro Chagas (IEC) promoveu, no dia 26 de março, o evento "Diálogos sobre conflito de interesses e abuso de poder", realizado no auditório do Bloco Central do campus IEC Ananindeua. A iniciativa reuniu servidores e colaboradores para debater questões éticas e institucionais relacionadas ao tema, reforçando o compromisso da instituição com a integridade e a transparência.
A diretora do IEC, Lívia Caricio, esteve presente e ressaltou a importância do evento para a comunidade interna do instituto. "Discutir essas questões é fundamental para fortalecermos nossa cultura ética e garantirmos um ambiente de trabalho mais justo e transparente. Precisamos estar atentos aos desafios que surgem no cotidiano institucional e criar mecanismos que assegurem a lisura de nossos processos", afirmou.
O advogado e professor Igor Nóvoa, especialista na área, ministrou palestra esclarecendo aspectos fundamentais sobre o impacto dos conflitos de interesses e do abuso de poder na administração pública. Durante sua apresentação, ele ressaltou que o fortalecimento das instituições passa pelo compromisso de cada indivíduo em reconhecer e mitigar situações que possam comprometer a integridade ética do ambiente profissional e destacou o quanto isso é desafiador para os agentes públicos. "No sentido do direito privado, quando falamos em legalidade, falamos que podemos fazer tudo aquilo que a lei não proíbe. No direito público, que é o nosso caso aqui, a gente só pode fazer aquilo que a lei permite. Percebem como isso é diferente? Então, se a lei não me proíbe no âmbito pessoal, eu posso fazer. Mas, no caso dos agentes públicos, eu só posso fazer aquilo que a lei prevê, aquilo que a lei possibilita. É muito difícil, no caso do agente público, manter essa distinção entre vida particular e vida profissional. Uma vez que, querendo ou não, as ações, também, na vida privada do agente público podem, de alguma maneira, interferir, também, na condição do agente público”, afirmou.
O evento também contou com um momento para perguntas e debate, no qual os participantes puderam compartilhar experiências e esclarecer dúvidas sobre os desafios enfrentados no contexto institucional. A iniciativa reforça a relevância da discussão sobre ética profissional e abre caminho para a implementação de práticas mais eficazes na prevenção de conflitos de interesses e abuso de poder.

