Notícias
IEC debate ciência, inovação e propriedade intelectual
Com o objetivo de ampliar a compreensão sobre inovação tecnológica e propriedade intelectual, o Instituto Evandro Chagas (IEC/SVSA/MS), por meio da Seção de Inovação, Tecnologia e Patentes (SEITP/IEC), realizou, no dia 20 de maio, a palestra “Propriedade Intelectual: ciência e inovação”, ministrada pela professora mestre Maria Brasil de Lourdes Silva. Especialista na área, Maria Brasil é Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, graduada em Direito e professora de Direito de Propriedade Intelectual da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Durante a apresentação, realizada no auditório do Bloco Central do campus Ananindeua, Maria Brasil destacou o papel estratégico dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), como é o caso do IEC.

- Maria Brasil destacou o papel estratégico dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs)
“O Instituto Evandro Chagas é um órgão de referência em ciência e recentemente foi qualificado como ICT, então nós temos que aproveitar essa bagagem científica e transformá-la em resultados concretos de propriedade intelectual, ciência e inovação, para que a instituição avance ainda mais no seu protagonismo tecnológico”, afirmou a palestrante.
A professora também explicou como o Manual de Oslo — principal referência internacional em políticas de inovação — está sendo implementado nas instituições brasileiras e destacou os desafios que cercam a transformação da pesquisa em benefícios reais para a sociedade. Entre eles, está a necessidade de garantir que as tecnologias desenvolvidas cheguem de fato à sociedade e que haja uma repartição justa de benefícios.
O NIT do IEC
O IEC foi reconhecido como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) por meio da Portaria GM/MS nº 1.674, de 21 de julho de 2021, e desde 2022, dispõe de um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) próprio, o qual tem como função promover a inovação tecnológica na instituição, facilitando a transferência de tecnologia para o setor produtivo e a sociedade.
O NIT do IEC faz parte da Seção de Inovação, Tecnologia e Patentes (SEITP). A Seção atua na avaliação e submissão de pedidos de proteção de Propriedade Intelectual tais como: patentes, desenho industrial, direito autoral, marcas, dentre outros; bem como na avaliação e classificação dos resultados decorrentes de projetos de pesquisa com potencial inovador.