Notícias
Homenagem celebra trajetória de pesquisadora do IEC no combate à tuberculose
A pesquisadora do Instituto Evandro Chagas (IEC), Maria Luiza Lopes, foi homenageada no dia 15 de abril, durante a “Oficina de Monitoramento da Rede Laboratorial de Tuberculose”, realizada no Laboratório Central do Estado do Pará (LACEN-PA), em Belém. A iniciativa partiu da Coordenação-Geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias Não Tuberculosas (CGTM/SVSA/Ministério da Saúde) e Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), e destacou a trajetória de excelência da cientista aposentada do IEC na área de diagnóstico da tuberculose e das micobactérias não tuberculosas.
Com uma carreira marcada pela competência, Maria Luiza foi reconhecida por sua contribuição significativa à vigilância laboratorial e à saúde pública no estado do Pará e em todo o país. O certificado entregue destaca sua dedicação e influência na formação de profissionais da área.
Representando a homenageada, quem recebeu os certificados foi a pesquisadora Karla Valéria Batista Lima, atual responsável pelo Laboratório de Tuberculose e Outras Micobactérias do IEC. “Sinto imenso orgulho de ter trabalhado com a Dra. Maria Luiza e de poder dar continuidade às pesquisas iniciadas por ela. Este reconhecimento nas esferas estadual e federal é um reflexo da relevância do trabalho que realizamos juntas”, afirmou Karla Lima.
