Notícias
Biobanco e Biorepositório
Curadoria e Gestão de Coleções Biológicas é tema de Workshop no IEC
O Instituto Evandro Chagas (IEC), instituição de ciência, tecnologia e inovação vinculada à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVSA/MS), promoveu, entre os dias 25 e 27 de março de 2025, o Workshop em Curadoria e Gestão de Coleções Biológicas. O evento teve como objetivo capacitar os participantes no desenvolvimento de competências teóricas e práticas em curadoria e gestão das coleções biológicas, reunindo técnicos, pesquisadores e colaboradores que atuam direta ou indiretamente com esse tipo de acervo no âmbito do IEC.
O workshop ocorreu no auditório do Centro Nacional de Primatas (CENP) e contou com a participação do pesquisador e diretor da empresa Bioquallis Consultoria, Paulo Holanda, como palestrante principal. Em sua apresentação, o médico veterinário destacou a importância da gestão dos recursos biológicos, enfatizando a influência do ambiente e das pressões externas nesse processo.
“O maior ativo das coleções biológicas são as pessoas, pois elas possuem o conhecimento para atuar com os materiais biológicos e alinhar o ambiente interno a lidar com as pressões do ambiente externo”, ressaltou Paulo Holanda.
Planejamento estratégico:
O evento foi um desdobramento do Grupo de Trabalho do Projeto de Institucionalização das Coleções Biológicas do IEC, cuja gestão é realizada pela pesquisadora Dra. Silvia Marques e está alinhado aos objetivos estratégicos da instituição para o período de 2024 a 2027. Segundo a diretora do IEC, Lívia Caricio, iniciativas como essa fortalecem o compromisso do instituto com a gestão qualificada de suas coleções biológicas.
“A ideia é a gente fazer o piloto e, a partir disso, determinar as diretrizes institucionais para cuidar das nossas coleções, que são preciosíssimas, compreendendo, inclusive, a responsabilidade que nós temos frente a esse tipo de material. Então, a instituição dá um avanço quando, de fato, conseguir mapear e catalogar tudo, organizar e manter tudo isso dentro das condições ideais. Esse é um trabalho que envolve diversas áreas da instituição, não só as áreas técnicas, que muitas vezes detêm essas coleções, mas todo um outro arcabouço, desde a seção de qualidade e biossegurança”, destacou Livia Carício.
A programação do workshop abordou temas como curadoria e liderança, gestão de pessoas, gestão de processos, gestão da informação, gestão da qualidade e gestão estratégica.
Ao final do evento, os participantes foram incentivados a implementar ações em seus ambientes de trabalho que promovam e valorizem a acessibilidade das coleções biológicas no contexto científico, educativo e de preservação da biodiversidade. O IEC segue comprometido com a capacitação e aprimoramento das práticas de curadoria e gestão, visando ao fortalecimento e à valorização de seus acervos biológicos.

