Notícias
NOTA DE PESAR
Instituto Evandro Chagas lamenta o falecimento do médico e pesquisador emérito, Alexandre da Costa Linhares
É com profunda tristeza e pesar que comunicamos o falecimento do médico e pesquisador emérito do Instituto Evandro Chagas, Alexandre da Costa Linhares, ocorrido ontem, 13 de abril, na cidade de São Paulo.
Reconhecido pelo comprometimento, ética e generosidade, o Dr. Linhares, como era conhecido, marcou de forma positiva a história do IEC e a vida de todos que tiveram a oportunidade de conviver com ele.
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1975) e doutor em Biologia Parasitária pela Fiocruz (2002), Dr. Linhares dedicou décadas de sua vida à pesquisa biomédica e à saúde pública na Amazônia. Ele foi diretor do Instituto Evandro Chagas de 1981 a 1987, chefe da Seção de Virologia e o primeiro coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/IEC), em 1996. Desde 2019, era integrante da Academia Paraense de Medicina.
Entre suas contribuições científicas, destacam-se a detecção dos primeiros casos de rotavírus no Brasil, em 1976, e sua participação nos ensaios clínicos pioneiros da vacina contra o vírus, coordenados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Alexandre Linhares atuou em importantes estudos sobre conjuntivite hemorrágica aguda, eritema infeccioso e HTLV-I na Amazônia. Foi também editor e colaborador de diversas publicações científicas e membro de conselhos editoriais internacionais. O legado científico do pesquisador inclui 225 artigos publicados em periódicos, 3 livros e 39 capítulos de livros, além da contribuição na formação de dezenas de pesquisadores.
A comunidade científica e acadêmica perde um profissional de raro talento e dedicação, cuja obra e exemplo seguirão inspirando gerações.
O Instituto Evandro Chagas manifesta solidariedade e condolências aos familiares, amigos e colegas de profissão.
Instituto Evandro Chagas
Ananindeua, 14 de abril de 2025