Notícias
4º Seminário de Gestão e Pesquisa do IEC apresenta panorama das ações desenvolvidas em 2025
O Instituto Evandro Chagas (IEC) realizou, no dia 11 de dezembro, o 4º Seminário de Gestão e Pesquisa, reunindo servidores, colaboradores, bolsistas e alunos de iniciação científica e de pós-graduação. O encontro teve como principal objetivo promover a integração da comunidade institucional, estimular a troca de conhecimentos e apresentar os resultados e ações desenvolvidas pelos diversos serviços, setores e seções do IEC ao longo do ano.
A programação, realizada ao longo de todo o dia, foi estruturada em quatro painéis temáticos, com apresentações das áreas administrativas, de apoio, de ensino, de inovação e das seções científicas do Instituto. As exposições abordaram as atividades executadas entre janeiro e o início de dezembro de 2025, seguidas de espaços para perguntas, debates e interação com o público, reforçando o caráter participativo do seminário.
Na abertura do evento, a diretora do IEC, Lívia Caricio, destacou a importância do seminário como instrumento de transparência, alinhamento institucional e fortalecimento do trabalho coletivo, além de contextualizar os desafios enfrentados ao longo do ano.
“2025 foi um ano desafiador, marcado por mudanças no cenário institucional e por uma restrição orçamentária significativa, com impacto no planejamento da nossa instituição, mas, ainda assim, conseguimos dar continuidade às políticas de gestão e realizar entregas importantes. Tivemos a inauguração do Museu do IEC, o fortalecimento da pesquisa, além da realização de iniciativas estratégicas para o Instituto, como a participação do IEC no estande da Green Zone, na COP 30, que foi um sucesso reconhecido por todos. Então esse seminário é um espaço fundamental para dar transparência a esse percurso e apresentar, de forma organizada, tudo o que foi desenvolvido ao longo do ano”, afirmou.

- Diretora do IEC, Lívia Caricio, falou sobre desafios de 2025 e elencou entregas importantes durante o ano
Durante a manhã, foram apresentados os trabalhos dos serviços e seções ligadas à gestão técnica e administrativa, recursos logísticos e financeiros, gestão de pessoas, transparência, gabinete, comunicação, inovação, ensino, biossegurança e parasitologia. Após o intervalo, as atividades foram retomadas à tarde com a participação da Assessoria Técnica Especializada da Direção do IEC e, em seguida, com apresentações das seções científicas das áreas de virologia, hepatologia, arboviroses, patologia, epidemiologia, bacteriologia, meio ambiente e criação e produção de animais.

- Integrantes do Painel 3 (chefias da SEHEP, SEVIR, SEARB e SEPEX) e a assessora técnica especializada da Direção, Giselle Rachid
No encerramento do seminário, a diretora do IEC voltou a se dirigir ao público, ressaltando o papel do encontro como um momento de avaliação institucional, reconhecimento do trabalho coletivo e preparação para o futuro.
“Este seminário nos permite enxergar o Instituto como um todo e compreender como o trabalho e o esforço de cada pessoa contribuem para as entregas que realizamos. Encerramos um ano intenso, mas com um saldo extremamente positivo, e seguimos para 2026 com novos desafios, projetos estratégicos e a perspectiva de avançar ainda mais, fortalecendo a pesquisa, a gestão e o papel do IEC como referência para o Brasil e para o mundo”, destacou.



