Competências do Curso
Formação de profissionais que:
. Identifiquem e apliquem fundamentos de higiene, saneamento e profilaxia, visando promover ações de saúde na comunidade.
. Identifiquem e promovam ações que visem à prevenção e controle de doenças infectocontagiosas e/ou crônicas.
. Conheçam e prestem primeiros socorros a vítimas de acidentes ou de mal súbito, visando manter a vida, prevenindo complicações até a chegada de um atendimento médico.
. Identifiquem e eliminem riscos potenciais e causas originárias de incêndio, aplicando técnicas de combate ao fogo.
. Conheçam e apliquem princípios ergonômicos na realização do trabalho, a fim de prevenir doenças profissionais e acidentes de trabalho.
. Previnam, controlem e eliminem a contaminação por meio de utilização de técnicas adequadas de transporte, armazenamento, descarte de fluidos e resíduos, assim como de limpeza e/ou desinfecção de ambientes e equipamentos.
. Assimilem e apliquem os preceitos éticos durante a realização das atividades laboratoriais.
. Assimilem, acondicionem e embalem as amostras biológicas, obedecendo às orientações das normas técnicas em vigor.
. Conheçam e realizem as etapas técnicas necessárias para a execução das análises nos setores de parasitologia, bioquímica, hematologia, microbiologia, urinálise e outros de laboratório clínico.
. Conheçam e apliquem as regras técnicas básicas para a qualidade, a confiabilidade e a segurança dos resultados dos exames.
. Cianobactérias de Interesse à Saúde, compreendendo a identificação, o monitoramento e a análise de cianobactérias e cianotoxinas, bem como a avaliação da qualidade da água, com ênfase nos parâmetros físico-químicos, metais e microbiológicos, em amostras ambientais e de interesse sanitário, subsidiando ações de vigilância da qualidade da água, prevenção de riscos à saúde humana e apoio às estratégias de saúde pública, em consonância com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).