06 e 07/ABR/2022 - Quinteto Lorenzo Fernandez - Show Pedro Cantalice
1. Quinteto Lorenzo Fernandez
6 de abril de 2022 - 19h - Teatro Dulcina - Rio de Janeiro, RJ
Descrição do evento
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Sistema Nacional de Orquestras Sociais do Brasil – Sinos
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Escola de Música
Série de Música de Câmara
Teatro Dulcina
Dia 06 de abril de 2022 – 19h
Programa
- Quintette en Ut - Claude Arrieu (1903-1990) 11'51"
- Oscar Lorenzo Fernandez (1897-1948) - Suíte para Quinteto de Sopros (1926)
- Pastoral (Crepúsculo do sertão)
- Fuga (Sacy Pererê)
- Canção (Canção da madrugada)
- Scherzo (Alegria da manhã)
- Edino Krieger (1928) – Serenata a Cinco (1968)
- Liduino Pitombeira (1962) – Ajubete Jepê Amô Mbaê (1992)
Quinteto Lorenzo Fernandez
Fruto do encontro entre talentosos músicos, atuantes no cenário da música de concerto da cidade do Rio de Janeiro, o grupo que nasceu como resultado do trabalho desenvolvido no Quinteto Experimental de Sopros da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob orientação do Prof. Aloysio Fagerlande, nos anos de 2009 e 2010 é o retrato da nova geração da música de concerto brasileira.
Sempre com humor e virtuosismo, o grupo formado em 2011 tem como principal missão apresentar música contemporânea para quinteto de sopros, de jovens compositores e dos grandes mestres nacionais e internacionais, celebrando assim, carioquices de todos os tempos, dos mais jovens, como Azael Neto e Rodrigo Marconi, que compuseram peças especialmente para o grupo, à tradição de Lorenzo Fernandez, patrono do quinteto.
Com Rômulo Barbosa (flauta); Juliana Bravim (oboé); Cesar Bonan (clarineta); Alessandro Jeremias (trompa) e Jeferson Souza (fagote), o quinteto de sopros já acumula prêmios importantes, como o Festival de Música Rádios MEC e Nacional (2016), como "Melhor Intérprete Música Instrumental", com a música Maxixando na Pracinha, de Isaías Ferreira; Grupo Revelação Rádio MEC FM Sala de Concerto de Gala (2013), em homenagem aos 30 anos da Rádio MEC-FM e também em comemoração aos 90 anos do Rádio no Brasil; segundo lugar no II Concurso de Música de Câmara do V Furnas Geração Musical e 50° Festival Villa-Lobos, ambos em 2012, além de ser, entre 2014 e 2015, Grupo Residente da Academia Brasileira de Música.
Há, ainda, no currículo do grupo, um CD lançado em 2015 intitulado “Música Carioca de Concerto – Quintetos de Sopros”, que reúne obras de compositores do circuito erudito da cidade, como Ricardo Tacuchian, Thiago Sias, Rudi Garrido, Azael Neto, Rodrigo Marconi e Sergio Roberto de Oliveira, que também assinou a produção do disco, além da participação nos mais importantes e diversos eventos do cenário da música erudita, como: II e III Festivais Brasil-Alemanha da UFRJ, UNIRIO e Escola Superior de Música de Karlsruhe (Alemanha), Série Talentos UFRJ, Homenagem ao compositor Raphael Batista, 48º Festival Villa-Lobos, Seminário “A atualidade da obra de Auguste-Maria Glaziou”, I e II Festival Internacional de Instrumentos de Sopro da série “Música no Museu”, Congressos do Instituto Nacional de Tecnologia.
Desde 2011, o quinteto realizou concertos em importantes salas e espaços culturais, como a Sala de Música de Câmara da Cidade das Artes, Sala Guiomar Novaes, Teatro Municipal de Niterói, Sala Baden Powell, Salão Leopoldo Miguez, Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, Museu Villa-Lobos, Sala Villa-Lobos da UNIRIO. O leque de apresentações do QLF também inclui locais pouco comuns, como a Estação das Barcas em Niterói e os jardins do Museu da República, no bairro do Catete, Zona Sul do Rio, atingindo assim os mais diversos públicos. Em 2020, o Quinteto Lorenzo fez parte do VI Gramado in Concert, como grupo de câmara residente.
Local
Teatro Dulcina
Rua Alcindo Guanabara, 17, Centro - Rio de Janeiro, RJ
Acesse aqui para obter ingresso gratuito do evento.

2.Show Pedro Cantalice - Mostra Arte de Toda Gente - Bossa Criativa
07 de abril de 2022 - 19h - Teatro Dulcina - Rio de Janeiro, RJ
Descrição do evento
O projeto Bossa Criativa - Arte de Toda Gente integra a parceria Arte de Toda Gente, entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música da UFRJ e administração da Fundação Universitária José Bonifácio. Tem por objetivo desenvolver uma série de atrações artísticas e culturais, bem como uma extensa programação pedagógica e atividades didáticas como cursos e oficinas, a serem realizadas em cidades que tenham áreas consideradas como Patrimônio Histórico da Humanidade. E nesse retorno presencial gradativo aos palcos e aos espaços culturais, o projeto segue todos os procedimentos de segurança sanitária e legislação local vigente
A Mostra Arte de Toda Gente Bossa Criativa é composta de ações presenciais desenvolvidas pelo projeto Bossa Criativa nas cidades que fazem parte do roteiro definido no programa Arte de Toda Gente. A programação cultural envolve os vários segmentos das artes e apresenta ampla agenda com música, artes cênicas, artes visuais, literatura, dança e circo, de forma destacada ou combinada, estabelecendo diálogos entre si. Em sua versão online, é apresentada também a Mostra Virtual Arte de Toda Gente, com shows, capacitação em preparação de projetos culturais e ações da economia criativa.
Show Pedro Cantalice - Homenagem ao Mestre Siqueira
Mestre Siqueira (1937) é uma dessas figuras lendárias do ambiente do Choro. Intérprete e compositor, se destaca por imprimir personalidade em sua forma de compor e tocar o cavaquinho. Tem em sua trajetória passagens incríveis ao lado de personalidades da música como Pixinguinha, Cartola, Jamelão, Chico Buarque, dentre outros. Entretanto seu reconhecimento como artista/autor se deu apenas na terceira idade aos 75 anos, quando teve seu primeiro CD de músicas autorais gravado. Esta iniciativa foi liderada pelos músicos Pedro Cantalice e Wellington Monteiro, que passaram de admiradores a amigos e prosseguidores da obra do mestre. A partir de então Mestre e discípulos passaram a realizar shows e palestras por diversos lugares passando por alguns estados do Brasil e países como: Argentina, França, Portugal.
Com mais de uma década de amizade e convivência, Pedro Cantalice traz de forma inédita um show com repertório formado apenas por músicas do Mestre Siqueira. Neste espetáculo Cantalice sugere um abraço musical na obra do mestre, trazendo algumas músicas inéditas e boas histórias de afeto vivenciadas entre ambos. Acompanhado por Wellington Monteiro (violão 7 cordas) e Dizzy (pandeiro), Pedro Cantalice interpreta em seu cavaquinho uma variedade estilística nas músicas escolhidas para o programa: choro, samba, maxixe, Scottish, polca e jongo. Aos 84 anos de idade Mestre Siqueira encontra-se impossibilitado de se apresentar publicamente por questões de saúde, por isso, mais do
que um show musical “Homenagem ao Mestre Siqueira” é a continuidade da obra de um mestre da cultura popular, fazendo com que sua memória esteja sempre presente e viva no ambiente do choro e da música instrumental brasileira.
Acesse aqui para obter ingresso gratuito do evento.
