Notícias
Teatro Glauce Rocha recebe artistas de “stand-up” em “Comédia Sem Lei”
Show de “stand-up” Comédia Sem Lei / Divulgação
A Funarte recebe o espetáculo “Comédia Sem Lei” no Teatro Dulcina, no Centro do Rio de Janeiro, de 10 a 18 de dezembro, às quartas e quintas-feiras. Com ingressos a preços populares, o show, que reúne a cena de “stand-up” do Rio de Janeiro, em seu quarto ano em cartaz, se destaca por uma curadoria que inclui artistas muito aplaudidos, de várias gerações, e pela interação direta desses comediantes com o público. Criado e apresentado por Marcio Mello, o projeto conta com apoio do Programa Funarte Aberta.
Entre os nomes estão: Kwesny – com mais de 700 mil seguidores nas redes sociais – Daniel Lopes – que tem 575,2 mil seguidores; Marcos Machado – 397 mil – Jeffinho Farias – 386 mil –, Apóstolo Arnaldo – 1 milhão no YouTube – Gui Albuquerque; Jean Lacrot, Suzy Brasil e muitos outros.
Desde seu início em 2022, a montagem já soma 110 apresentações com mais de 150 comediantes e um público total superior a 8 mil pessoas. Realizado de forma semanal, por três anos, foi o número 3 em vendas do Rio Retro Comedy Club, em 2023 e 2024. “Comédia Sem Lei foi sucesso nas quatro principais casas de comédia do Rio de Janeiro”, lembra a produção. Em 2024, o espetáculo passou a ser mensal, mantendo uma média de 60% de lotação.
“É um programa que incentiva a cena independente, inovador e consolidado como uma referência no cenário do humor na Capital Fluminense”, diz a sinopse. “Para o Teatro Dulcina, foram selecionados grandes nomes, que se juntam a artistas em ascensão, mantendo alta qualidade, equidade e diversidade. É uma edição de fim de ano especial, no coração do Rio de Janeiro”, conclui.
Sobre Marcio Mello – O comediante carioca é ator e roteirista. Atua no humor independente e estimula sua produção e difusão, dirigindo espetáculos, criando personagens e coordenando vários projetos de comédia.
Veja programação completa:
Quarta-feira – 10/12 — Kwesny e Nina Ferreira
Kwesny – Com mais de 700 mil seguidores, a comediante carioca, com mais de dez anos de palco; depois de passar pela televisão, em produções como Pânico na TV, The Noite e até em um dos programas da Xuxa. Ganhou impulso de fato com vídeos sobre trabalho e vida no Rio de Janeiro. É cocriador da montagem Kd o show?, com Daniel Lopes. No RJ, o espetáculo está sempre com sessões lotadas. Rede social: @kwesny.
Nina Ferreira – Atriz e comediante, é produtora ativa na cena de “stand-up” carioca. Foi a primeira mulher a vencer um campeonato de “open mic” ("microfone aberto") do estilo no Rio. Fez rodas solo, como Hora de NINAr. “Faz humor de caos e vida real”, define a produção. Tem mais de 5 mil seguidores em seu perfil, @euninaferreira.
Quinta-feira – 11/12 — Suzy Brasil e Viny Arêas
Suzy Brasil – Drag queen e humorista premiada, é conhecida por atuações nos programas do Multishow A Vila e Ferdinando Show, e por temporadas no Teatro Riachuelo. Com mais de 25 anos de palco e vencedora do Prêmio PRIO do Humor 2023. Soma 409 mil seguidores em sua rede: @suzybrasil. “Produz um humor escrachado e musical”, diz a produção.
Viny Arêas – Apresentando-se no circuito carioca de comediantes, o artista leva para os palcos a rotina de um gay quarentão, com referências de cinema, notícias e televisão. “Presença frequente em noites de ‘stand-up’, seu humor é ácido e certeiro”, comenta o realizador. Contabiliza 3,7 mil seguidores em sua rede, @vinyareas.
Quarta-feira 17/12 — Jeffinho Farias e Cris Silva Cruz
Jeffinho Farias – Com 386 mil seguidores, o humorista cego, ficou conhecido por trabalhos na TV (Multishow/SBT), no “stand-up” e nas palestras Eu Decidi Enxergar. Mistura testemunhos de superação com humor de observação – um estilo baseado em apontar detalhes curiosos, absurdos ou contraditórios do cotidiano, que passam geralmente despercebidos. É nome constante em festivais e eventos relacionados à acessibilidade das pessoas com deficiência.
Cris Silva Cruz – Atriz, comediante e artista circense, ela fala da vida mulher preta suburbana; dos estereótipos de beleza; e da vida agitada do Rio de Janeiro. Sua rede, @cris.silvacruz, tem 1,4 mil seguidores.
Qui 18/12 — Apóstolo Arnaldo e Ana Carolina Sauwen
Apóstolo Arnaldo – Com 1 milhão de seguidores no YouTube – onde mantém uma comunidade grande – e 44 mil no Instagram, @apostoloarnaldo, o personagem, criado por Arnaldo Taveira, satiriza o mundo gospel, com humor irônico. Percorre o país com shows – o atual é Na Minha Época. No Facebook tem também uma populosa comunidade.
Ana Carolina Sauwen – Com 50 mil seguidores no Instagram, a atriz, comediante e mestra em Artes Cênicas pela UNIRIO, faz “stand-up” sobre “a maternidade; as finanças; e a condição da mulher moderna e empreendedora empoderada e seu cotidiano”, informa a fonte. Rede: @anacarolinasauwen.
Serviço
Show de “stand-up” Comédia Sem Lei
Com vários artistas
3 a 18 de dezembro, quartas e quintas-feiras, às 19h
Classificação indicativa: 16 anos
Ingressos: R$35 – meia-entrada: R$17,50
Vendas pelo site Sympla e na bilheteria local
Local: Teatro Dulcina - Rua Alcindo Guanabara, 17 Centro – Próximo ao Metrô Cinelândia
Espaço cultural da Fundação Nacional de Artes – Funarte
Mais informações: Redes sociais: @comediasemlei e @omarciomello
* Os shows marcados para os dias 3 e 4 de dezembro, foram cancelados, por motivo de força maior - mais informações com os contatos acima.