Notícias
Súbita Companhia apresenta o espetáculo “Deriva”
Espetáculo “Deriva” - Súbita Companhia / Carol Castanho
“Deriva”, espetáculo da Súbita Companhia, que marca as comemorações dos 18 anos de trajetória do grupo e teve estreia em fevereiro, retorna para curta temporada no Teatro Cleon Jacques, em Curitiba (PR). As apresentações acontecem de 31 de outubro a 02 de novembro - sexta e sábado às 20h e domingo às 18h. A entrada é gratuita, com ingressos distribuídos na bilheteria do teatro 1h antes das sessões. O espetáculo Integra o Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas.
Com dramaturgia de Maíra Lour e Pablito Kucarz, “Deriva” se monta entre as relações do corpo, da palavra e das imagens atravessadas pela fúria da cidade com sua brutalidade, beleza, intensidade, contradições e disputas de narrativas. A direção é de Maíra Lour, e no elenco estão Dafne Viola, Flávia Imirene, Nathan Gabriel, Pablito Kucarz e Patricia Cipriano.
A criação da peça é resultado de estudos do grupo sobre a relação entre o corpo e a cidade. O corpo como território de experiências e sua relação com a paisagem, o espaço, o que está em volta. A partir da afirmação do geógrafo Milton Santos: “O centro do mundo está em todo lugar, o mundo é o que se vê de onde se está”, a Súbita Companhia iniciou leituras, derivas e vivências no espaço urbano. Para esta cartografia coletiva de afetos o grupo convidou Carla Kinzo, Sol Faganello e Iván Haidar para residências imersivas com elenco e direção para colaborar com o pensamento e a prática sobre o corpo, a palavra e as tecnologias buscando traduzir a própria cidade sobre os corpos dos artistas em cena.
“A cidade é uma experiência múltipla, plural, híbrida, adaptável e mutável. Experimentar o desafio do passo lento em contraponto a velocidade e a pressa contemporânea, para assim suspender o espaço-tempo na tentativa de ousar, de ir contra a norma e assim tentar desvendar o enigma, de não ser devorado pelo estabelecido. Mover os centros do mundo para a experiência da percepção do corpo considerando que o espaço é uma relação fundada na ação. O corpo se espacializa e se historiciza em relação com as coisas e os outros. A cidade vive por meio dos corpos dos sujeitos e de suas individualidades", afirma a Companhia.
Serviço
DERIVA, da Súbita Companhia
De 31 de outubro a 02 de novembro
Sexta e sábado às 20h, Domingo às 18h
Local: Teatro Cleon Jacques
R. Prof. Nilo Brandão, 710 - São Lourenço, Curitiba/PR
Entrada gratuita (ingressos distribuídos uma hora antes das apresentações)
Classificação indicativa: 14 anos
* A apresentação do dia 01/11 contará com tradução em LIBRAS.
Mais informações: Instagram - @subitacompanhia | www.subitacompanhia.com.br