Notícias
Música; Funarte
Relembre ações da Funarte pelo Samba e Música Brasileira
Leci Brandão, Dona Ivone Lara e Gisa Nogueira no Projeto Pixinguinha
Um dos maiores patrimônios culturais do país, o Samba tem seu dia celebrado nacionalmente no dia 2 de dezembro. Em função da data comemorativa, a Funarte recorda 6 iniciativas e projetos da Fundação com sambistas e artistas importantes da história do gênero e da música brasileira:
Geraldo Pereira | Documentário
No ano de centenário do compositor Geraldo Pereira, em 2018, a Funarte produziu um documentário sobre o sambista que reuniu três personagens que conheceram o homenageado: os compositores Nelson Sargento e Tantinho da Mangueira e o percussionista Zé Cruz. Além das histórias sobre Geraldo, os amigos relembram sucessos de autoria dele, como "Escurinho", "Falsa baiana" e "Que samba bom".
Acesse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=OjsvVVxTyb0
Em 2016, ano de celebração do centenário do samba, marcado pela gravação do clássico “Pelo Telefone”, composto por Donga e Mauro Almeida, a Funarte lançou um capítulo especial do Estúdio F. O programa musical apresenta clássicos da história, tendo o Samba como seu personagem principal. Escute aqui: https://www.funarte.gov.br/estudio-f/estudio-f-especial-100-anos-de-samba/
Projeto Pixinguinha | Cartola, João Nogueira e Grupo Bandola
Realizado pela Funarte na década de 1980, o Projeto Pixinguinha foi um marco na história da música brasileira e promoveu diversos encontros memoráveis entre sambistas, sendo que um deles foi a temporada de shows com Cartola, João Nogueira e Grupo Bandola. Saiba mais sobre esta reunião de bambas e confira o áudio e ficha técnica dos espetáculos, clicando aqui: http://portais.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/acervo/pixinguinha/projeto-pixinguinha-1977-cartola-joao-nogueira-e-grupo-bandola/)
Projeto Pixinguinha | Leci Brandão, Dona Ivone Lara e Gisa Nogueira
Em 1980, três compositoras ligadas às escolas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro foram destaques da temporada do Projeto Pixinguinha: Leci Brandão, Dona Ivone Lara e Gisa Nogueira. A temporada de shows com as sambistas foi da capital carioca a Blumenau (SC), passando por São João de Meriti (RJ), Uberlândia (MG), Campinas (SP), São Bernardo do Campo (SP), Londrina (PR) e Florianópolis (Sc), não houve plateia indiferente aos belos sambas de Dona Ivone Lara, Leci Brandão e Gisa Nogueira. O áudio de um dos espetáculos está disponível no portal Brasil Memória das Artes, aqui: http://portais.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/acervo/pixinguinha/damas-do-samba-no-projeto-pixinguinha-dona-ivone-leci-brandao-e-gisa-nogueira/)
Silas de Oliveira | Documentário
Produzido pela Funarte em 2016, o vídeo disponível em nosso canal no YouTube (inserir link abaixo) aborda o centenário de nascimento do sambista Silas de Oliveira (1916-1972), fundador da escola de samba Império Serrano e compositor de clássicos do samba, como “Aquarela brasileira”, “Heróis da liberdade” (com Manoel Ferreira e Mano Décio da Viola) e “Meu drama” (com Joaquim Ilarindo), entre outros. O documento traz depoimentos do historiador Luiz Antonio Simas, das escritoras e pesquisadoras Marília Trindade Barboza e Rachel Valença e do baterista e compositor Wilson das Neves. As fotografias que ilustram o vídeo fazem parte do acervo pessoal de Rachel Valença e foram gentilmente cedidas para esta homenagem. Assista ao documentário completo em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=RT_hN_75QGg&t=349s